Revista Bá

Outra noite

Durante um ano, o fotógrafo paulista Henrique Schiefferdecker acompanhou de perto a rotina de Meki Saldana em Nova York. Recém-chegada das Filipinas, a promoter viveu a agitada noite da cidade mais populosa dos Estados Unidos antes de atuar como modelo e atriz. Munido de sua câmera e olhar apurado, Schiefferdecker registrou de perto a rotina cheia de personagens interessantes e enigmáticos. É essa história, um ano compilado numa noite, que o fotógrafo conta na exposição The Other Night, que está em cartaz em Porto Alegre até este sábado (18), na Galeria Bolsa de Arte (Rua Visconde do Rio Branco, 365, Floresta).

Com curadoria de Diógenes Moura e produção cultural de Norton Flores, a mostra apresenta com exclusividade 32 obras do fotógrafo. "A série pode ser vista como um filme noir, onde a câmera é o objeto do desejo entre o fotógrafo e a personagem principal. Um não existe sem o outro. É uma série direta, uma procura onde a resposta estará sempre no olhar do espectador", explica o curador.

Formado em Computação Gráfica, pela UCLA (Los Angeles), e em Multimídia, na Vancouver Film School, Henrique trocou São Paulo por Nova York em 2010. Recentemente fotografou campanhas para Bulova e vem desenvolvendo seu projeto pessoal Natural Beauties, sobre mulheres na natureza, que deu origem ao projeto da N. Editions que traz o nu feminino sob a ótica de 12 fotógrafos, entre eles, os festejados Bob Wolfenson e Paulo Vainer. Atualmente, mora e trabalha entre São Paulo, Nova York e Berlim, fotografando para publicações como Harper’s Bazaar e Top Magazine.

Fotos: Henrique Schiefferdecker