Revista Bá

Prematuridade

A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros - Prematuridade.com - preparou um novo portal voltado à disseminação de informações e ao apoio às pessoas envolvidas com o tema. O novo portal www.prematuridade.com foi desenvolvido com a curadoria de conselheiros científicos da área da saúde e a partir das experiências das fundadoras, a nutricionista Denise Suguitani e Aline Hennemann. A ideia nasceu em 2011 com um blog, que tomou proporção de organização sem fins lucrativos em 2014. Hoje, a entidade está ligada às mais importantes ongs internacionais dedicadas à causa, a MarchofDimes e a EFCNI (Fundação Europeia para o Cuidado dos Recém-nascidos), representando o Brasil na Rede Mundial de Prematuridade.

O novo portal traz áreas destinadas à participação de familiares de bebês prematuros, divulgando textos de mães e pais de prematuros para compartilhar experiências. Também foi criado um Cadastro para as Famílias de Prematuros, que ajudará a traçar o perfil da prematuridade no país. A partir dos dados coletados, a Prematuridade.com poderá coordenar suas ações relacionadas à prevenção do parto prematuro, disseminação de informações e busca por políticas públicas voltadas às crianças que sofreram partos antecipados, aos seus pais e cuidadores.

Atualmente, a ong busca a oficialização no Brasil do Dia Mundial da Prematuridade: 17 de novembro. Nesta data, a associação estará na Câmara dos Deputados, em Brasília, distribuindo materiais informativos e realizando um trabalho de sensibilização com parlamentares e com a sociedade civil. De acordo com estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Brasil é o décimo país no ranking mundial da prematuridade, sendo esta a principal causa da mortalidade infantil. Gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais e tabagismo são alguns desencadeadores do nascimento antecipado.

sitenovo logoprematuridadecom

Imagens: Divulgação