Bravo! para Leonardo Fernández, pianista e compositor de apenas 11 anos

Bravo! para Leonardo Fernández, pianista e compositor de apenas 11 anos

Se criassem um The Voice Kids para a música erudita, Porto Alegre já teria um forte candidato à vitória: o pianista e compositor Leonardo Fernández, de apenas 11 anos. Dono de um dom nato, o guri surpreendeu e encantou olhos, ouvidos e almas da plateia do Musical Evora, tradicional evento promovido pelo Theatro São Pedro durante a hora do almoço em todas as quartas-feiras, com portas abertas ao público.  

Estrela da edição especial em homenagem ao Dia da Criança (foto), Leonardo apresentou oito de suas 34 composições autorais, escritas para piano, quarteto de cordas e para orquestra. Seu primeiro recital foi aos nove anos e, aos 10, já escrevia obras sinfônicas, marcadas por uma estética artística inspirada nos grandes clássicos.

O programa contou ainda com a participação dos jovens músicos Érico Marques no oboé e Daniela Luz no violino, e de Thales Moura dos Santos, de 10 anos, interpretando ao piano uma das peças de Leonardo.

GUDINAITE, tendência mundial e pista cheia para o público da matinê

Uma festa absolutamente disco music, daquelas que dominaram as décadas de 70 e 80 e que depois só acontecia novamente na vida em baile de casamento. Pois agora ela tem todo mês em Porto Alegre. Dividindo datas com Rio e São Paulo, a badalada Gudinaite é vista como uma versão brasileira de uma tendência internacional; foco no horário da matinê e no público 50+, sempre com pista de dança lotada e braços soltos para cima.

Em outubro, a discoteca produzida (e reproduzida) pela jornalista Patricia Parenza e pelo publicitário e DJ Diego de Godoy passou pelos embalos do último sábado à noite no Grezz (foto) e volta, cheia de brilho e groove, no próximo dia 26 para estrear o globo de ouro do novo Encouraçado Butikin, das 19h à 1h. Som para dançar e viajar no tempo com gandaia garantida!

Olha aí quem vem passando…

Ela mesma, a nossa Agenda Cultural desta semana.

Vem conferir:

OUTUBRO

  • quarta, 16/10

Trio 936, banda formada por Cristiano Bertolucci (bateria), Luciano Albo (baixo e guitarra) e Maurício Chaise (voz e guitarra), tocando o melhor da música brasileira e internacional de todas as épocas na “Quarta Nossa”. Às 21h30, no Encouraçado Butikin.

Encontros Bom Fim, com Frank Jorge e Diego Grando, em uma ‘crocância’ de textos de Julio Cortázar, Jack Kerouac, Edgar Allan Poe, entre outros, na voz desses dois artistas da palavra e da canção. Às 19h30, no Espaço Nave, Bom Fim.

Marcelo Corsetti, no show PHYRA, inova fazendo uma sintonia do jazz com a música gaúcha, da mistura de Pat Metheny com Renato Borghetti, de Diana Krall com Bebeto Alves, acompanhado de Dani Vargas, Mateus Albornoz e Cristiano Ludwig. Às 21h, no Espaço 373, Floresta.

Marenna, banda de rock melódico, faz show de lançamento do álbum “Ten Years After”, antes de embarcar para um tour na Europa, celebrando uma década de estrada. Às 20h30, no Hard Rock Cafe Porto Alegre, Cristal.

  • quinta, 17/10

Coração de Rodoviária-Ocidente Acústico, uma hora de música, emoção e humor com Celso Gutfreind, poeta, escritor e psicanalista, em parceria com o cantor e compositor Antônio Carlos Falcão e o violonista, cantor e compositor, psicólogo, Alexandre Missel. Às 21h, no Ocidente, Bom Fim.

Menina de Tranças & Cabelos Brancos, obra teatral-lítero-musical, com três mulheres artistas de diferentes linguagens que apresentam poemas da poeta e musicista Lilian Rocha. Com Deborah Finocchiaro e Kiti Santos. Às 21h, no Espaço 373, Floresta.

Marcelo Delacroix em Quinteto, show em que o cantor e compositor apresenta uma safra de canções compostas após seu disco mais recente, Tresavento (nomeado ao Latin Grammy 2020), além de uma seleção especial de trabalhos anteriores, junto com os multi-instrumentistas Beto Chedid, Venâncio da Luz, Miguel Tejera e Giovanni Berti. Às 21h, no Grezz, Floresta.

Tributo KISS MTV Unplugged, show com a banda Black Diamond na Quinta Tribute, com show de abertura de Marcelo Rodrigues. A partir das 20h30 no Divina Comédia, Cidade Baixa.

 7x Sandra Hüller, mostra que destaca a arte de uma das atrizes mais celebradas do cinema contemporâneo, promovida pelo Goethe-Institut Porto Alegre e Cinemateca Capitólio. A programação inclui sete filmes com exibição até dia 30/10, no Capitólio, Centro Histórico.

18/10, sexta

Grezz Band e Rê Adegas, show com a banda da casa e a cantora gaúcha conhecida por seu tributo a Elis Regina e participação no The Voice. Às 21h, no Grezz, Floresta.

The Hard Working Band, banda com nove integrantes, apresenta um repertório repleto do melhor da soul music: James Brown, Aretha Franklin, Stevie Wonder, Ray Charles e muito mais. Às 23h, no Espaço Cultural 512, Cidade Baixa.

Tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco e banda, reunindo os grandes sucessos do mestre da soul music made in Brasil. A partir das 21h, no Nosso Tap Room, Quarto Distrito.

Meltdown – Valeta da Gaga do Halloween, festa para reverenciar Lady Gaga, com o primeiro concurso de Gagas da cidade. A partir das 22h, no Ocidente, Bom Fim.

Oktoberfest do Boske, festa com muita cerveja gelada, dose dupla de Corona, e line-up junto aos DJs Marchese e Caco. A partir das 23h55, no Boske Club, Higienópolis.

Hallowindie, festa à fantasia em sua segunda edição com decoração temática aterrorizante. No line, Gui Sampaio, Leo Zuera e Stefan Motz. Às 23h, no Quinto, Cidade Baixa.

Stand-Up com Betina Camara,
em que a humorista, com uma história de 11 anos na comédia stand up, reúne histórias cotidianas de fracasso e deboche que resumem a vida da mulher heterossexual contemporânea. Às 20h, no Teatro Hebraica, Bom Fim.

Mixmad – A Noite Madonna!, aniversário de 22 anos da festa mais icônica da cidade desde a primeira edição, no lendário Cord.  Toca todos os hits da rainha mundial do pop e também suas influências, com os DJs Madblush, Dougropi e Adriana Banana. A partir da meia-noite, na Workroom (antigo Cine Theatro Ypiranga), Floresta.

Tributo ao Nirvana, com a banda argentina Seattle Supersonics, acompanhada pela Orquestra Villa-Lobos, executando grandes sucessos do rock mundial. Às 21h, no Araújo Vianna, Bom Fim.

19/10, sábado

Tyrone Vaughan, filho de Jimmie Vaughan, o fundador e guitarrista do Fabulous Thunderbirds, e sobrinho do lendário guitarrista de blues Stevie Ray Vaughan, em nova apresentação. Às 21h, no Grezz, Floresta.

Concertos Capitólio – Trio Prisma, recital apresentando obras de Beethoven, Brahms, Henryson e Connesson, com Ariane Rovesse (clarinete), Pablo Schinke (violoncelo) e André Carrara (piano). Às 11h, na Cinemateca Capitólio, Centro Histórico.

Uma Noite do Ben – Especial Jorge Ben, festa dedicada ao mestre do samba-rock e da MPB, com a banda Tribo Brasil, apresentando cada faixa com arranjos vibrantes e cheios de energia. Às 19h, no Espaço Maestro, Tristeza.

Bianca Gismonti, pianista e compositora, a filha de Egberto Gismonti, frequentemente em turnê pela Europa, Ásia e África, traz o show Novo Set, ao lado do baterista e co-produtor Julio Falavigna e do baixista Fernando Peters, explorando rítmicas inusitadas em temas autorais e arranjos inéditos para canções emblemáticas da MPB. Às 21h, no Espaço 373, Floresta.

Forró Du Nordeste, com a banda Chinelo e Meia e o ritmo contagiante que não deixa ninguém parado, mais petiscos típicos nordestinos e drinks exclusivos. A partir das 18h30, no Du Nordeste Bom Fim.

Luisa Sonza, que volta a Porto Alegre com a turnê do álbum “Escândalo Íntimo” e  repleta de seus maiores sucessos, após um show no Rock In Rio Lisboa. A partir das 23h30, no Pepsi on Stage, Anchieta.

Charles Master e banda, no projeto Homenagem ao Rock Gaúcho, tocando todos os sucessos que marcaram gerações. Às 21h, no Nosso Tap Room,  Quarto Distrito.

As Bruxas na História da Arte, palestra do evento Terror Filosófico, com o professor e doutor em história Odir Fontoura, pesquisador da Inquisição nos Arquivos Secretos do Vaticano e dos manuscritos medievais de magia na Biblioteca Nacional da França. Às 16h, no Café Mal Assombrado, Centro Histórico.

  • 20/10, domingo

Feijoada com Samba, com o Trio Vem Sambá, para animar o almoço dominical à moda brasileira. Das 11h30 às 15h30, no Bar do Nito, Auxiliadora.

Florbela, à margem de um poema, espetáculo com a construção de uma dramaturgia original que permeia poesias, contos, cartas e textos do diário da escritora e poeta portuguesa Florbela Espanca (1894-1930) e que surge no ano em que se comemoram os 130 anos de seu nascimento. Às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel, Centro Histórico.

Sarau ProjUpa!, evento com os coros Upa! Jovem e Upa!Lab, que trarão ao palco uma diversidade de ritmos da cultura brasileira e latino-americana, interpretando arranjos sobre obras de Eduardo Mateo, João Donato, Gilberto Gil, Djavan, entre outros.As 19h, no Centro Cultural 25 de Julho, Auxiliadora.

Noites de Domingo – O Inacabar, espetáculo misturando música, literatura e teatro, com a Banda Brie e a abertura da vocalista Maeve, e esquetes de atores costurando textos do livro que tem o mesmo nome do evento: Inacabar – Conversas e copos. Às 19h, na Casa de Espetáculos, Moinhos de Vento.

Veneno, festa em clima de pura provocação e estética ousada que mistura risco, sensualidade e doses extras de poison, com a performer Maria Laura Granada. A partir das 16h, Fuga Bar Quarto Distrito, Floresta.

Sunday Bumday – Open Pole, evento de coreografias de pole dance com palco aberto para inscrições e performances de Rê Brentano e Ginger Ale. As 17h, no Limonata Gastrobar, Rio Branco.

  • 21/10, segunda

Mario Sergio Cortella, filósofo, professor e escritor, apresenta o evento “Não se esqueça: Propósito, Comprometimento e Proatividade”, em que fala sobre desenvolvimento pessoal  e empresarial, junto com  Pedro Cortella, que faz a palestra de abertura. Às 19h45, no Centro de Eventos da PUCRS, prédio 41.

O Futuro e as Crianças, palestra com o expert em futuros Tiago Mattos, que desenvolverá aspectos fundamentais da “futures literacy”, capacidade de imaginar e entender o que vem pela frente e as possibilidades envolvidas, com mediação do professor e pesquisador Gustavo Borba. Às 19h, no Instituto Ling, Três Figueiras.

Regadores da Infância, espetáculo infantil com histórias e brincadeiras conduzidas por Vó Gerusa, Tunico e a mágica Batata Tata, comemorando o mês das crianças. Às 15h30, no Centro de Eventos AMRIGS, Partenon.

  • 22/10 – Terça

Corpocidade, um espetáculo de teatro e dança sobre as relações entre o corpo, a cidade e a natureza,  chamando a atenção para as maneiras pelas quais nossos movimentos e subjetividades são influenciadas pela objetividade do mundo que nos rodeia. Concepção, dramaturgia e atuação de Gabi Faryas. Às 15h, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Centro.

Língua Lâmina, monólogo teatral que  traz à cena a voz da pioneira da poesia erótica brasileira, Gilka Machado, oferecendo ao público uma experiência sensorial única, com odores, sabores e vídeo-poesias, com  atuação e produção de Lorena Sanchez e direção e roteiro de Alexandre Malta. Às 20h, no Teatro Carlos Carvalho da CCMQ, Centro, com sessões também nesta quarta, com acessibilidade em libras e audiodescrição, e na quinta.

Paulinho Cardoso & Miguel Tejera, em duo de acordeon e contrabaixo, na Terça Jazz, interpretando de forma instrumental e com muita improvisação o repertório de grandes compositores, como Tom Jobim, Piazzola, Pixinguinha, Guinga, Galliano, Dominguinhos, além de trabalhos autorais. Às 19h, na Casa Vasco, Bom Fim.

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.