Tyrone Vaughan, sobrinho do ícone do blues, mostra seu legado em POA
Um guitarrista do quilate de Tyrone Vaughan é prova infalível de que a genética pesa nas cordas. Pela primeira vez em Porto Alegre, o sobrinho do ícone do blues Stevie Ray Vaughan, mundialmente reconhecido como um dos maiores guitarristas da história, exibiu toda a genialidade que carrega de sangue e anos de estrada – foi o tio que lhe presenteou suas duas primeiras guitarras, ainda na infância.
Deu casa cheia na noite do último sábado, no Grezz, para conferir o legado do chamado blues texano de Tyrone Vaughan e seu passeio pelos diversos gêneros do estilo que ambientou sua trajetória artística. Do som melódico, passando pelo country e o soul rock, os arranjos e solos de Vaughan, honrando ainda a influência que traz de Jimmy Hendrix, levaram a plateia a uma experiência única e fiel à cena do verdadeiro guitar blues norte-americano.
Menina de Tranças e Cabelos Brancos é arte com música, política e poesia
Menina de Tranças e Cabelos Brancos é uma delicada, mas nada fraca, viagem poética e política pelo universo de opressão vivenciado pelas mulheres em nossa sociedade. Conduzido em linguagem teatral e musical, o fio da narrativa está nos inúmeros penteados que em um passado recente serviram para domar os cabelos pretos e negros. Porém, o enredo não fica restrito e instiga profundas reflexões sobre etarismo, protagonismo e o sonho de um mundo sem machismo.
Da infância à maturidade, todas as mulheres podem se reconhecer no espetáculo em que a poeta e musicista Lilian Rocha interpreta seus poemas, apresentado sob fortes aplausos no palco do Espaço 373, na última quinta, noite de dose dupla de drinks. Lilian define o trabalho como um desdobramento de seu livro homônimo que fluiu de modo fácil e natural na companhia das atrizes Deborah Finocchiaro, que assina também o roteiro e a direção geral, e Kiti Santos, intérprete e diretora musical. A produção é da Companhia de Solos & Bem Acompanhados.
Olha aí quem vem passando…
Ela mesma, a nossa Agenda Cultural desta semana.
Vem conferir:
OUTUBRO
Quinta, 24/10
Bárbara Bit Quinteto, em show recheado de clássicos de grandes nomes como Elis Regina, Moacir Santos, Djavan e Tânia Maria, junto da banda formada por Gabi Görski (guitarra), Filipe Narcizo (baixo), Cleômenes Junior (sax) e Gustavo Laydner (bateria). A partir das 21h, no Espaço 373, Floresta.
Encontro de Harmônicas Blues, show reunindo os mais talentosos gaitistas do cenário gaúcho na interpretação de grandes mestres da Harmônica Blues acompanhados pela Hard Blues Trio. Às 21h, no Grezz.
DINGO, banda formada por Rodrigo Fischmann, Felipe Kautz, Diogo Brochmann e Fabricio Gambogi retorna aos palcos em sua cidade natal, acompanhados por Pedro Petracco e por um naipe de sopros com novos arranjos. Às 22h, no Opinião, Cidade Baixa.
Tributos Silverchair e Alice in Chains, em shows com as bandas Freakschair e Alicelift na Quinta Tribute com os maiores nomes do rock. A partir das 20h30, no Divina Comédia, Cidade Baixa.
Duelo de Pianos + Marcus Maestro, reunindo Mari Kerber e Gonzalo Lamego nos pianos e Rhuan Moura na bateria, com repertório clássico e contemporâneo. Após, assume o palco o vocalista da banda Dama da Noite, conhecido por suas interpretações marcantes de clássicos do rock e MPB. A partir das 18h, no Encouraçado Butikin, Independência.
Elisa Terra, no show Etérea, com sua banda em formação de sexteto, que mescla referências da música (p)latina com uma sonoridade de MPB subtropical. A partir das 19h, no Espaço Cultural 512, Cidade Baixa.
Os Resistores e Quarto Sensorial, bandas que se apresentam no “Ocidente Acústico”; a primeira um trio pós-punk com ramificações na música erudita, jazz e rock e a segunda um trio instrumental com influências que vão do jazz/fusion latino ao post-rock. A partir das 21h, no Ocidente, Bom Fim.
MAIO, exposição de Julio Collares, em parceria com a Galeria Mascate, chega ao último dia de visitação, reunindo 12 telas abstratas e um documentário que registra o processo criativo do artista e arquiteto porto-alegrense sobre a maior e mais destruidora enchente da história de Porto Alegre. No Foyer do Multipalco do Theatro São Pedro, Centro Histórico.
Festival Mendelssohn, com a Orquestra Theatro São Pedro, em uma noite inteiramente dedicada ao repertório do compositor e pianista alemão, com regência do maestro convidado Cláudio Cohen, e como solistas o violinista Emerson Kretschmer e o pianista André Carrara. Às 20h, no Theatro São Pedro.
Sexta, 25/10
Império da Lã, Dama da Noite e DJ Garota Vinil, para dançar e curtir a noite com show de música ao vivo das duas bandas e o line-up na pista. A parti das 20h, no Encouraçado Butikin, Independência. Alice Kranen se apresenta com voz e violão e a banda Nacional Kids fecha a noite.
Elis & Elas, tributo com a cantora Cintia Grebin aos clássicos atemporais de Elis Regina. Produzido por Tuti Rodrigues, vencedor de dois Grammy Latinos, Elis & Elas roda o Brasil com músicos com extenso histórico de colaborações com ícones da MPB. Às 21h, no Grezz, Floresta.
GUPE, formado por Guga Lamar e Pedro Freitaz, lançando seu primeiro álbum, “Dentro de um Pra Sempre”, em show com as canções que já conquistaram o público na internet. Às 21h30, Teatro de Câmara Túlio Piva, Cidade Baixa.
Expedição Pampa Profundo, jantar cultural com cardápio produzido a partir de ingredientes do pampa gaúcho, com os chefs Rodrigo Bellora, Ricardo Dornelles, Júlia Fraguas, Jorge Curi e Fabrício Goulart na criação de um menu exclusivo desenvolvido em cinco etapas. Das 20h às 23h, no Instituto Ling, Três Figueiras.
Comédia Caótica – Medonho, show com Gio Lisboa, um dos grandes destaques do stand up nacional, repleto de histórias engraçadas interação com a plateia. A partir das 21h, no Araújo Vianna, Bom Fim.
Cadê Tereza?, festa de música brasileira para dançar, agora todo mês, com samba, rock’n’roll, Tropicália, Jovem Guarda e muito mais. A partir das 22h, no Ocidente, Bom Fim.
Variações Enigma, apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre com regência de Felipe Prazeres e Carlos Torrecilhas (contrabaixo) e Rafael Figueredo (contrabaixo) como solistas. No programa, Intermezzo, da ópera Manon Lescaut, de Puccini, Passione Amorosa para Dois Contrabaixos, de Bottesini, e Variações Enigma, op. 36, de Edward Elgar. Às 20h, na Casa da Ospa, Praia de Belas.
Baile Jamaican Jazz, show com Cleômenes Junior, saxofonista, flautista e compositor, homenageando nomes como Bob Marley, Skatalites, Abyssinians e Tommy McCook, e com composições autorais que misturam esses ritmos com a musicalidade brasileira. Às 23h, no Espaço Cultural 512, Cidade Baixa.
Sábado, 26/10
GUDINAITE, festa inspirada nas discotecas dos anos 70 e 80 e direcionada ao público 50+, idealizada por Patricia Parenza e Diego de Godoy e lotando pistas de dança em Porto Alegre, Rio e São Paulo. Das 18h à 1h, no Encouraçado Butikin, Independência.
Café com Jogos, em sua segunda edição, unindo jogos, café e muita interação. Seleção de jogos é para todos os gostos – desde os mais rápidos e fáceis até aqueles que exigem uma boa dose de estratégia, agora com uma hora extra de jogatina. Das 14h às 18h, no Criativo Caffè, Rio Branco.
A Representação dos Animais na Arte, curso que revela o simbolismo dos animais retratados na pintura, escultura e arquitetura, ministrado por Joanes Rosa, fundador da Galeria Pró-Arte, especialista em história da arte e médico veterinário. Das 8h às 12h, na Nova Acrópole, Centro Histórico.
Porto Alegre Mal Assombrada, palestra com o pesquisador, músico e escritor André Hernandez Neto, que conduzirá o público por uma jornada entre lendas urbanas, mistérios e segredos macabros que habitam os cantos mais sombrios da capital do gaúchos. No Teatro dos Vampiros, localizado no segundo andar do Café Mal Assombrado, Centro Histórico.
TAGUA TAGUA, no show de lançamento do seu primeiro álbum acústico, em que o artista, com após turnês nacionais e internacionais na bagagem, passeia por dois violões e duas vozes trazendo novos arranjos para as faixas. às 20h30, no Teatro de Câmara Túlio Piva, Cidade Baixa.
ECOS, espetáculo da Transforma Cia de Dança que propõe uma reflexão sobre as ações humanas na natureza, inspirado no conceito de Gaia, do ambientalista gaúcho José Lutzenberger. Às 20h, no Theatro São Pedro, com apresentação também no domingo, às 18h.
Tributo ao Pink Floyd, com a banda Rock Lovers, em performance repleta de clássicos do grupo que marcou a história da música. Às 21h, no Grezz.
Domingo, 27/10
Tum Toin Foin – FLICTS, show especial para as crianças, a partir da obra de Ziraldo e do disco infantil Flicts, com Thomás Werner na guitarra e voz; Arthur de Faria como narrador e tocando piano; Miriã Farias, violino e voz; Adolfo Almeida Jr, fagote; Sabryna Faria e Julio Rizzo nos trombones e voz; Bruno Vargas, baixo e voz; Guenther Andreas, bateria; e Giovanni Berti, percussão e voz. Às 17h, no Espaço 373, Floresta.
Submundo, mostra de dança do Grupo Al-málgama, referência em dança tribal interpretativa, que revela, por meio das coreografias, diferentes personagens do submundo oriundos de diversas culturas, incluindo hindu, cristã, egípcia, viking e grega. Às 17h e às 19h, no Café Mal Assombrado, Centro Histórico.
Segunda, 28/10
Mostra de curtas, para comemorar o Dia Internacional da Animação, com apresentação de filmes nacionais e internacionais e entrada franca. A partir das 19h, no Capitólio, Centro Histórico.
Terça, 29/10
No teu Corpo Verso Ser, espetáculo sobre a essência do amor de quatro faces, Ágape, Storge, Philos e Eros, tecidos em uma trama contemporânea de dança e teatro produzida pela Companhia Curvas em Dança. Às 20h, Teatro Túlio Piva, Cidade Baixa.
Bá + Rolê por Betine De Paris e Cristina Lac