A noite da última quarta-feira foi de celebração para a literatura e cultura gaúchas no Auditório da Livraria Cultura, do Shopping Bourbon Country de Porto Alegre. Foi a data escolhida para a entrega do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras aos vencedores das oito categorias.
Prestigiado, o evento confirmou a importância da premiação como uma das mais importantes do Estado gaúcho. Em sua 7ª edição, foi apresentado pela consagrada e querida jornalista Tânia Carvalho.
O presidente Airton Ortiz destacou os 122 anos de fundação da ARL e todos os importantes projetos que esta vem desenvolvendo em favor do livro – e da leitura em geral no Rio Grande do Sul –, sempre com o decisivo e importante apoio do Grupo Zaffari.
O auditório quase lotado testemunhou a relevância da arte de escrever, com o destaque de uma premiação de importância nacional, estimulando e fortalecendo o mercado local com um criterioso, eclético e qualificado corpo de jurados.
Os Vencedores
Troféu Alcides Maya (Romance): Ele se chama Rodolfo, de Julia Dantas – DBA;
Troféu Simões Lopes Neto (Narrativa curta): Mamãe trabalhava à noite, de Emir Rossoni – Editora Bestiário;
Troféu Apolinário Porto Alegre (Crônicas): 27 anos de jornalismo, espacatos pandêmicos e outras histórias, de Mariana Bertolucci – Bá Editora;
Troféu Alceu Wamosy (Poesia): Paragens, de Patrícia Amaral Borde – Editora Bestiário;
Troféu Félix da Cunha (Arte dramática): A mulher arrastada, de Diones Camargo – Cobogó;
Troféu Carlos Urbim (Literatura para a infância): A araucária e a gralha azul, de Maurício Vem Tánh Salvador, Ana Fonseca e Mauren Veras – FM;
Troféu Dyonélio Machado (Melhor tese ou dissertação sobre literatura sul-rio-grandense): A crônica de duas cidades: Saudade e melancolia na escrita de Aquiles (sobre) Porto Alegre (1912 1925), de Henrique Perin – PUCRS;
Talentosa, professora de escrita criativa, a jornalista Cíntia Moscovich recebeu o Troféu Escritora do Ano, que marca e homenageia sua volumosa e premiada obra literária.
Também o ex-Governador Alceu Collares recebeu merecida homenagem da Academia Rio-Grandense de Letras por, durante seu governo, realizar a doação da Sede da entidade, na Rua dos Andradas, 1234, 10º andar, Porto Alegre. O governador foi representado por nosso colega acadêmico Antônio Carlos Côrtes, que em seu nome recebeu o lindo troféu da Academia. Para meu orgulho e imensa alegria o meu primeiro livro de crônicas com o selo da Bá Editora também foi contemplado com o troféu da categoria Crônicas. Quem ficar com curiosidade e quiser presentear com palavras alguém especial o 27 ainda não esgotou sua edição. Entre em contato conosco pelo email marianaabertolucci@gmailcom ou acesse nosso Instagram @revistaba.
Orgulho desta minha amiga super talentosa!
Parabéns Mariana!!! Tuas crônicas são ótimas!
Parabéns, Mari!!! Muito feliz por ti.
Grande beijo!
Parabéns Mari!!!! Muito talento!! Amei fazer parte desse projeto!