Está em cartaz até 4 de setembro no Santander Cultural a exposição de Francisco Brennand – Senhor da Várzea, da Argila e do Fogo. Com curadoria de Emanoel Araújo, trata-se de uma importante iniciativa do calendário de artes visuais da casa, com esculturas, pinturas,
desenhos em murais cerâmicos e vídeos distribuídos pelo hall e galerias térreas. A mostra é aberta ao público com programa permanente de ação educativa para grupos, e tem destaque para o ineditismo das obras Adão e Eva, produzidas em cerâmica vitrificada, em exposições públicas.
Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand, ceramista, escultor, desenhista, pintor, tapeceiro e ilustrador, nasceu em 11 de junho de 1927, no Recife, capital de Pernambuco. Em novembro de 1971, o artista começou a reconstruir a velha Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo seu pai em 1917. Esse conjunto, encontrado em ruínas, deu início a um colossal projeto instalado num terreno de 14 mil m², que hoje abriga mais de 2 mil obras espalhadas por jardins, pátios e lagos.
A exposição no Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico) conta com 84 obras: 14 pinturas e desenhos, seis murais, quatro placas, 60 esculturas (incluindo o conjunto de 250 ovos cerâmicos pretos e 250 mini ovos brancos).