A música instrumental promove uma verdadeira invasão a Porto Alegre, em lugares onde talvez nunca tenha estado. O projeto Homenagem ao Jazz está ecoando em todos os cantos da capital, com apresentações gratuitas e oficinas de iniciação musical para crianças. Como ápice, o projeto terá um grande show no Parque da Redenção, em homenagem aos 80 anos de Hermeto Pascoal.
No tributo que rola neste domingo (15), a partir das 11h, e que terá participação do homenageado, a The Brothers Orchestra executará músicas do artista em arranjos exclusivos. O projeto vem promovendo diversos shows de bandas gaúchas em bares que abrigam jazz o ano todo na capital. Ainda nesta sexta-feira (13), o grupo Moio se apresenta às 20h, e amanhã (14) a Sopro Cósmico toca no mesmo horário no Groovaholic.
A parcela mais importante do projeto, porém, é a iniciativa de educação musical. Serão realizadas, em março, 30 oficinas dentro de escolas públicas e ongs, atingindo cerca de 900 alunos gaúchos. Entre as instituições, estão a Aldeia da Fraternidade, a ong Cirandar e um lugar simbólico para a educação musical: a Escola Municipal Heitor Villa Lobos, que mantém uma orquestra fixa e um coral, com um trabalho de referência pedagógica na aproximação de música e jovens carentes. O projeto Homenagem ao Jazz conta com apoio do POA Jazz Festival.