Após trazer António Zambujo interpretando Chico Buarque a Porto Alegre, a Opus Promoções e a MPB Produções anunciam agora a vinda de mais um artista português homenageando outro grande nome da música brasileira: a cantora Carminho passa pela capital gaúcha com um tributo a Tom Jobim. A apresentação faz parte da turnê de seu novo álbum, Carminho canta Tom Jobim. Assim como no disco, o show reunirá no palco os músicos que fizeram parte da Banda Nova, que tocou com o maestro por 10 anos. Na nova edição ela é formada por Paulo Jobim (violão), Daniel Jobim (piano), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Paulo Braga (bateria). “São músicos que viveram e conviveram com Tom por muitos anos, portanto, para mim é uma honra poder fazer parte da continuação deste legado”, comemora a portuguesa.
Este trabalho nasceu de um mergulho na obra do brasileiro. O tributo acontece depois de Canto, álbum que já contava com a participação de vários músicos brasileiros e trazia um tema de Caetano Veloso, Cesar Mendes e Tom Veloso (O sol, eu e tu), e um dueto com Marisa Monte (Coisas), com quem Carminho divide o clássico Estrada do Sol (Tom e Dolores Duran) no atual projeto. A versão arrebatadora de Carminho para Sabiá (ao lado de Zambujo) foi o prenúncio do que viria. “Tom Jobim é um marco na vida de qualquer músico que se encontra com a obra dele. É um compositor iluminado que, curiosamente, mesmo tendo ele um estilo musical sofisticado, chegava a toda gente, ao mais popular, com harmonias complexas. Isso é fascinante”, destaca Carminho.
O projeto ganhou a benção e a participação da família Jobim. Paulo, filho mais velho de Tom, divide a produção do disco com a cantora. Além de Marisa Monte, Chico Buarque e Maria Bethânia surgem em duetos no disco. Ele em Falando de amor, e Bethânia canta Modinha. O show ocorre em 22 de março, no Teatro do Bourbon Country.
Fotos: Leo Aversa