Cintia Gonçalves lança sua marca nesta quinta-feira (16), apresentando caftãs com estampas autorais. São peças únicas, expressivas e contemporâneas, com delicado acabamento. O coquetel de lançamento rola na Galeria Alice Floriano (Rua Félix da Cunha, 1143, Moinhos
de Vento), onde a coleção permanecerá à venda em pop up store até sábado (18), das 14h às 19h. Em formato de galeria de artes visuais, o espaço escolhido traz os elementos que a designer buscava para expor pela primeira vez o seu trabalho.
A tríade verdade–conforto–personalidade define as peças da estilista. Seus caftãs são de seda pura e as estampas, inspiradas em fragmentos da vida. A fotografia é uma das ferramentas de trabalho no atelier, que a designer mantém em sua casa no coração do Centro Histórico. Cintia extrai de seus cliques despretensiosos os elementos para reproduzir na seda, de forma artesanal, preservando a singularidade de cada peça e a qualidade de todos os acabamentos. “As estampas são inspiradas em detalhes do meu entorno, com elementos do meu cotidiano que fortalecem meu caminho autoral“, explica.
A atração pelos caftãs nasceu em 2002, durante uma viagem pela Indonésia. Cintia percebeu que desejava vestir pessoas daquela forma elegante, confortável e exclusiva. “Sair do óbvio com estilo“, pontua. Depois foi ao Marrocos viver um pouco mais dessa cultura. A estilista passou pelas faculdades de Design e Artes Visuais e se aperfeiçoou com cursos e pesquisas para a execução de estampas, modelagens e acabamentos. Neste ano, Cintia participa ainda do Projeto Identidade, do Instituto By Brasil, criado por grandes nomes, como Walter Rodrigues, para desenvolver e fortalecer a cara da moda brasileira.
Caftãs
Com origem na Mesopotâmia antiga e usado por muitos grupos étnicos do Oriente Médio, o caftã é símbolo da realeza em muitas culturas. A peça, que se tornou universal ao longo de séculos, ganha uma leitura expressiva e contemporânea através do olhar de Cintia Gonçalves, de 41 anos.
Fotos: Bruna Marchioro