Dois documentários produzidos pela Casa de Cinema de Porto Alegre estão entre os sete longas brasileiros selecionados para o mais importante festival do gênero no Brasil, o É tudo verdade – 22º Festival Internacional de Documentários, que ocorre de hoje (19) a 30 de abril, em Rio de Janeiro e São Paulo. Os filmes Quem é Primavera das Neves, dirigido por Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e Cidades Fantasmas, dirigido por Tyrell Spencer, integram a lista das produções nacionais inéditas a participar da Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens.
Em março de 2010, Furtado questionou em seu blog o destino da tradutora Primavera das Neves, cujo nome o fascina. A busca o levou ao documentário, em que é guiado por amigas de infância da tradutora, Eulalie Ligneul e a artista plástica Anna Bella Geiger. A coprodução com a Globo Filmes também conta com produção-executiva de Nora Goulart, direção de fotografia de Alex Sernambi, edição de Giba Assis Brasil e participação da atriz Mariana Lima. O longa deve estrear nas salas comerciais em junho.
Já o projeto Cidades Fantasmas será lançado em dois formatos: um longa-metragem documentário em coprodução com a Globo News e uma série documental de oito episódios de 15 minutos em coprodução com o Canal Brasil. Com roteiros de Carolina Silvestrin e André Bittencourt e direção de Spencer, o projeto conta a história de cidades prósperas, que abrigaram populações inteiras e hoje estão abandonadas e consumidas pelo tempo. Catástrofes naturais, motivações econômicas, embates políticos, guerras são algumas das condições que levaram esses lugares ao total despovoamento. No Brasil, são retratadas Ararapira (PR), Cococi (CE), Fordlandia (PA), Minas do Camaquã (RS) e Vila do Ventura (BA); além de Epecuén, na Argentina; Armero, Colômbia; e Humerstone, Chile.
Em 2017, o É Tudo Verdade conta com 82 títulos de 30 países, com 16 estreias mundiais. Após as exibições durante o evento, premiados e destaques participam de um circuito de itinerâncias que passará por Porto Alegre e Brasília.
Imagens: Casa de Cinema de Porto Alegre