Em sua edição comemorativa de 45 anos, o Festival de Cinema de Gramado presta homenagem a um de seus grandes amigos e incentivadores. Recebendo o troféu Eduardo Abelin, o diretor gaúcho Otto Guerra, que há mais de quatro décadas faz carreira no cinema de animação, marcará presença no Palácio dos Festivais para ter sua carreira celebrada pelo evento serrano. Destinado a diretores, cineastas ou entidades de cinema brasileiro, o troféu Eduardo Abelin foi criado em 2003 e já homenageou, em suas últimas edições, nomes como José Mojica Marins, Zelito Viana, Walter Carvalho e Arnaldo Jabor. A homenagem a Guerra acontece no ano em que é celebrado o centenário da animação no Brasil.
Com longa trajetória em Gramado, Otto esteve pela primeira vez no Festival em 1984, com o curta O Natal do Burrinho. Desde então, o cineasta teve seus trabalhos premiados em outras seis edições, sendo a mais recente em 2013, com o longa-metragem Até Que a Sbórnia nos Separe, vencedor dos prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular e de Direção de Arte. “Esse tipo de legitimação, quando pessoas da área reconhecem o teu trabalho, dá um significado, um propósito“, conta o homenageado, que sempre priorizou o Festival de Cinema de Gramado como a primeira janela de exibição para seus filmes.
“Minha primeira homenagem foi no Anima Mundi, aos 44 anos. Na época, pensei que eles estavam me matando cedo demais, mas agora o tempo passou, cheguei aos 60 e talvez esteja na hora de fazer alguma coisa, porque já me sinto um guri velho!”, brinca o cineasta, que atualmente trabalha na animação A Cidade dos Piratas, baseada no trabalho da cartunista Laerte e com previsão de lançamento para 2018. O 45º Festival de Cinema de Gramado acontece entre os dias 17 e 26 de agosto, com a entrega do troféu Eduardo Abelin para Otto Guerra marcada para a noite do dia 19 no Palácio dos Festivais.