Com 8 milhões de discos vendidos, um prêmio Grammy, cinco Grammy Latino, dois Billboard Latino Music Awards e oito MTV Awards, a cantora mexicana Julieta Venegas volta a Porto Alegre com sua nova turnê Parte Mía, com apresentação única neste domingo (23), no Auditório Araújo Vianna. Pela primeira, ela faz shows acompanhada no palco apenas por Matías Saavedra e Sergio Silva, dois de seus músicos habituais. Entre os três, todos multi-instrumentistas, estarão os acordeões, guitarras, teclados e sons de percussão para tocar os grandes sucessos de Julieta. “Para mim, foi tudo uma experiência, porque eu estou acostumada a um show com um grupo maior. Está sendo maravilhoso, é como voltar para o instrumento, voltar para a essência das canções e voltar ao ponto de partida“, diz.
Ela admite que, devido ao formato do show, teve que reaprender suas canções, assim como os dois músicos. “Para mim, tem sido muito inspirador, porque eu imagino que pode ser feito, me dá mais vontade de escrever outras canções. Há alguns anos eu não escrevo e agora tenho vontade de voltar a fazê-lo. É como um exercício para relaxar o cérebro e voltar para desfrutar de outra forma.” A pedido dos fãs, Julieta viajará nos próximos meses pela América Latina e Estados Unidos com essa turnê em formato intimista.
A abertura fica por conta do jovem cantor e compositor gaúcho Thiago Ramil, mostrando seu álbum de estreia, Leve Embora. Com este primeiro trabalho, ele foi indicado ao 17º Latin Grammy Awards, concorrendo com os brasileiros Tiago Iorc, Céu, Larissa Luz e a portuguesa Mariza. No ano passado, Thiago também recebeu o Prêmio Açorianos de Música, nas categorias de Artista Revelação e Intérprete Pop.
Fotos: Pablo Cabrera e Bianca Tatamiya (capa)