Neste mês, novas turmas serão abertas no laboratório de teatro da Opus Promoções, que oferece aulas para o público infantil e infanto-juvenil, trabalhando o desenvolvimento de diversas habilidades, como comunicação, argumentação, empatia, improvisação e criatividade. Em funcionamento desde março e com seis turmas em atividade no Teatro do Bourbon Country, o OpusLab está abrindo novos horários para alunos de 4 a 16 anos. O projeto tem o objetivo de promover um entrosamento diferente entre público e cultura. “Com essa vivência, os alunos começam a perceber as produções culturais não apenas como espectadores. Eles têm contato com diversos tipos de produções, presenciando várias formas de arte e entendendo a diferença entre uma peça ou um show. O fato de conhecerem o teatro na sua totalidade, permite que eles se sintam em casa e também entendam a complexidade que é fazer uma montagem”, explica a bailarina e administradora Julia Cordova, responsável pelo OpusLab.
Além disso, os alunos já protagonizam aventuras no palco desde a primeira visita. Nos três primeiros meses, Julia já notou o rápido desenvolvimento dos estudantes. “Vimos crianças que chegaram falando pouquíssimo e hoje já se apresentaram para os pais no palco com um desempenho maravilhoso. Temos turmas muito unidas, que desenvolvem e criam juntas. E como buscamos sempre explorar as individualidades e habilidades especiais de cada criança, procuramos dar espaço para que cada uma possa se descobrir e se expressar da maneira que mais lhe agradar, já identificamos talentos promissores como cantores, coreógrafos, roteiristas e escritores”, aponta.
As aulas são ministradas pela professora e atriz Lúcia Panitz e pela atriz e diretora teatral Júlia Rodrigues. Para a turma infantil, são aplicados métodos ligados a jogos teatrais, interação e autoconhecimento, pensados para desenvolver a motricidade e a consciência corporal. Com os alunos da série infanto-juvenil e juvenil, são utilizados exercícios de desinibição, improviso e música. A iniciativa também tem a preocupação de preparar os alunos para enfrentar diferentes situações no futuro, além de prepará-los para se inserir no mercado de trabalho.
O OpusLab ainda terá oficinas cênicas para atender públicos de outras idades com atividades de criação de cenários, roteirização, iluminação e sonorização, apresentação para televisão e rádio, stand up, teatro musical, fotografia, dança e técnicas circenses. Neste ano, o projeto também planeja lançar painéis e bate-papos para explorar assuntos de interesse dos alunos. Saiba mais em www.opuspromocoes.com.br.
Fotos: Cristiane Moreira