A orquestra Buena Vista Social Club retorna a Porto Alegre após três anos com a turnê mundial Adiós, que passou por diversas cidades do mundo para marcar a despedida do grupo, e que acabou virando documentário. O sucesso nos palcos e nas telas foi tanto, que a banda decidiu fazer uma nova volta pela América Latina com a tour derradeira, para agradecer o carinho dos fãs. Na capital gaúcha, o show ocorre nesta terça-feira (15), no palco do Auditório Araújo Vianna. Ainda restam ingressos, à venda no site www.uhuu.com, na bilheteria do Teatro do Bourbon Country e no local.

A plateia vai ouvir músicos que tocaram no álbum e filme original Buena Vista Social Club, incluindo a diva Omara Portuondo, o guitarrista Eliades Ochoa e o virtuoso Barbarito Torres. Devido a questões de saúde e mediante recomendações médicas, o músico Luis Mirabal Vazquez, 84 anos, conhecido como Guajiro, não estará na apresentação por aqui. A orquestra surgiu em 1997 e seu álbum foi premiado com o Grammy. A segunda volta de Adiós representa o descanso após mais de mil shows envolvendo mais de 40 músicos.

Documentário

Antes dos cubanos subirem ao palco, o público poderá conferir na íntegra, a partir das 18h, a exibição do documentário Adiós e também o show de abertura da banda gaúcha Farabute. Com roteiro e direção de Lucy Walker e duração de 110 minutos, o longa-metragem mostra os bastidores da turnê derradeira do grupo, dando continuidade, 16 anos depois, ao documentário cult Buena Vista Social Club. Nas filmagens, uma equipe segue os cinco integrantes da banda original do primeiro filme numa turnê que terminou em sua cidade natal, Havana. Os músicos recordaram seus altos e baixos ao longo dos anos, incluindo performances premiadas e perdendo muitos dos seus colegas membros de banda.

Fotos: Carlos Pericas

CategoriasSem categoria