Quando investir em marketing digital?
Sobre marketing digital, falei brevemente na última edição das mudanças que o mercado vem passando nos últimos quinze anos. Sites de notícias, portais de relacionamento, plataformas de mensagens instantâneas e, por fim, o digital influencer, um criador de conteúdo que corre por fora na pista dos grandes meios de comunicação.
Agora, vamos ao cerne da questão: o digital tem gerado mais resultados atualmente? Quando devo parar de investir em mídias físicas? Será que um digital influencer é do que minha marca precisa neste momento? Se sim, como saber tudo isso?
Então, de maneira breve, vamos elaborar uma pequena colinha para suas futuras discussões de bar e na sua agência.
Digital é melhor que mídias físicas?
Não! Mas o digital tem duas vantagens em relação às mídias predecessoras: ele tende a ser mais barato e plenamente mensurável. Ou seja, você consegue saber exatamente que tipo de público foi impactado por um anúncio seu e como ele se engajou com sua marca.
A mídia física segue cumprindo seu papel, com uma boa penetração em diversos públicos, contudo, ela talvez só não seja mais a penicilina de todos os seus problemas de comunicação.
E os digital influencers, quando são uma boa alternativa?
São sempre uma boa pedida quando você pensar em um relacionamento de longo prazo com seu público. A maneira ideal de você compor esse tipo de parceria é identificar um influenciador que já seja engajado com o seu público e com o tipo de serviço ou produto que você fornece.
Dessa forma, mais do que olhar somente as estatísticas de alcance dele, é importante observar se a produção de conteúdo pregressa está alinhada com os atuais valores da sua marca. Ninguém quer fechar uma parceria e, depois de um tempo, ver que existem tweets racistas de alguns anos atrás vinculados à sua empresa, por exemplo.
E como eu sei qual caminho escolher?
Agora que vem a dica de um milhão de reais. Tá preparado?! Olha bem, hein… isso vai mudar sua vida! Então tá. Comece pelo fim! Como falei anteriormente, a grande vantagem do digital é você poder ter estatísticas de todo comportamento e engajamento digital das pessoas com a sua marca.
Essas estatísticas permitem ter métricas de performance: números de acessos ao site, pessoas impactadas, vendas e geração de cadastros são apenas alguns desses números. Contudo, esse tipo de análise de resultado pode servir para qualquer ação de comunicação que você for tomar.
A produção de um vídeo, uma publicação em uma revista, um espaço publicitário em um evento. A questão é você ter sempre em mente o que você espera que aconteça com esse investimento e, acima de tudo, como se mensura esse resultado.
Fuja de conversas amplas demais. Se você tiver como mensurar qualquer número, está tudo bem. Se você conseguir traçar uma meta específica sobre ele, melhor ainda! Agora, sempre vão surgir ajustes de caminho, metas a serem revisadas e novos desafios para se vencer.
Por Andrey Ximenez