A loja Andaime abre oficialmente as portas no próximo dia 21 de setembro, quarta-feira. Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, o empreendimento fica no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana, uma das instituições culturais mais importante do país. O inédito e necessário espaço comercial será dedicado a unir a colaboração entre artistas visuais, coletivos e marcas locais, disponibilizando peças originais, séries de arte aplicada, indumentária e design, valorizando também os produtos gastronômicos regionais.
A ideia é valorizar ainda mais a icônica esquina da Rua dos Cataventos, nº 100, com a Sete de Setembro – localização exata da Andaime.
Capitaneada pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, a CCMQ é o ponto de encontro que reúne e enaltece a cultura regional em Porto Alegre e a Andaime quer ir além do que hoje é oferecido ao porto-alegrense e aos turistas que visitam o Estado. A escolha da Casa de Cultura como sede é um caminho afetivo e de acolhimento neste cartão postal emblemático e imponente da capital dos gaúchos.
A equipe Andaime entrou em sintonia com a agenda oficial da 13ª edição da Bienal do Mercosul, que acaba iniciar e na inauguração da próxima quarta-feira serão apresentados também os trabalhos de artistas que vão dialogar com o evento internacional, somando-se aos nomes que já integram o projeto desde as pré-aberturas da Andaime, batizadas de Tapumes.
Romy Pocztaruk apresenta trabalhos relacionados à série Bombrasil; Rochele Zandavalli com peças originais das pesquisas em que cruza fotografia, memória e bordado; Fabio Del Re dialoga com a linguagem pictórica de Morandi na fotografia impressa criada especificamente para a estreia oficial da Andaime; o fotógrafo e gravurista Rodrigo Marroni seleciona imagens em prints e originais de paisagens de Porto Alegre e outras cidades do mundo; Mari Froner, arquiteta e ilustradora autora de postais exclusivos com desenhos de prédios e monumentos históricos da cidade; a ilustradora e quadrinista Guti que tem já tem criações suas aplicadas em diferentes técnicas em produtos da loja, como nas ecobags; Alexandre Raupp, fotógrafo que traz ao espaço matizes de prismas de cores do céu e das nuvens em distintos horários; e o ceramista Lorenzo Muratório, que assina peças de design.
Outros nomes e marcas parceiras, que contemplam as artes visuais, moda autoral, design e gastronomia, também compõem a grade da Andaime e seguem com peças à venda, em breve também na plataforma digital de compras. Para vestir a loja oferece peças assinadas pela Humans & Aliens, corsets de Mateos Quadros e sapatos exclusivos da Okoko & Abel e joalheria assinada por Cláudia Casaccia.
As cerâmicas utilitárias são da Sarda e da Mescla; a marca paranaense Alya também marca presença nas prateleiras cheias de estilo da Andaime com suas velas escultóricas; outra grife de design, a Flutua apresenta duas peças de mobiles feitas especialmente para a Andaime. Nathan Braga assina uma série de postais que fazem referência ao piso histórico deste prédio e Martina Nickel criou esculturas inspiradas em seres imaginários.
A Andaime é uma iniciativa de várias frentes. A aniversariante do dia 21, Alice Floriano é joalheira, professora e curadora, responsável pela Galeria Alice Floriano e por eventos e exposições relacionadas à joalheria contemporânea no Brasil e no mundo. Fábio Balestro e Junior Passini comandam bares e restaurantes em SP como Tokyo, Peixaria Mitsugui e Selva. Mahara Soldan capitaneia o segmento de gastronomia há mais de 10 anos, com o Lola Bar, agora também na CCMQ, a Capone Drinkeria e o Lola Verano. O jornalista e formando em História da Arte pelo IA/UFRGS Diego Vacchi é quem cuida da produção e gerencia a empreitada criativa.
Além do time fixo, parcerias fortes como suporte da arquiteta Lúcia Reis, do chef e empresário Marcelo Gonçalves, Vivente Vinhos Vivos, Clube do Queijo Gaúcho, Yvy Gim, Vinícola Aurora, Baden Torrefação, Le Mule e KSA.
Crédito: Divulgação / @violentiaesthetica
Sucesso para a Andaime! Baita time no comando
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.