Vozes negras importam

A segunda temporada do Projeto Vozes Negras Importam foi gravada no mês da Consciência Negra no Brasil, oficializado no dia 20. Dividida em oito episódios, a produção audiovisual apresentará a história e trajetória de cantores e cantoras negras do Rio Grande do Sul, marcando questões culturais, sociais e políticas e registrando a história da arte negra gaúcha. A websérie será um documentário traduzido em libras. A primeira gravação foi no Espaço 373 com a cantora e percussionista Nina Fola, que também é cientista social, mestra e doutoranda em sociologia e militante antirracista há mais de 30 anos. O cantor, compositor, percussionista, poeta, cineasta, ator e performer Dona Conceição também gravou sua participação. Em um terreiro de Candomblé em Alvorada, Dona Conceição contou sua história e trouxe sua mãe, Dona Vera, e a tia, Lia Mara, para mostrar a origem de sua relação com a arte. O documentário “Vozes Negras Importam” conta com produção de Paulo Dionísio, direção de Tiago Trindade. O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com financiamento do Governo do Estado do RS, por meio da Sedac, patrocínio precioso da SUlgás e Condusvale e apoio da Baden Torrefação do Espaço Marin e da Bella Morano Pizzeria. A segunda temporada tem ainda participação Negra Jaque, Andréa Cavalheiro, Dessa Ferreira, Gelson Oliveira e Loma. Ficaram curiosos? Espia @vozesnegrasimportam

Foto: Tiago Trindade

Documenta de Kassel 2022

No sábado (26/11) a professora e mestre em artes visuais Juliana Bassani que estará no Ling das 16h às 18h para falar sobre a mais recente edição da mostra Documenta, que desde 1955 acontece na cidade de Kassel, na Alemanha. Juliana trocará ideias e impressões a partir das proposições de alguns artistas e obras presentes na maior exposição de arte do mundo. A entrada franca acontece mediante inscrição prévia no site www.institutoling.com.br ou na recepção do centro cultural. Realizada de junho a setembro, a Documenta             Quinze foi marcada pelo ineditismo: pela primeira vez na história do evento a direção artística foi assinada por um coletivo de profissionais asiáticos, o Coletivo Ruangrupa, da Indonésia. Com espaço e protagonismo pioneiros a visões não-europeias. A curadoria foi em torno do conceito de lumbung, termo indonésio para designar um celeiro de armazenamento de arroz, usado neste contexto para se referir à prática de compartilhamento de recursos. O modelo colaborativo em relação às ideias, programas e propostas de inovação deu um formato mais dinâmico e descentralizado: um marco na Documenta 2022.

Pequenos artistas cientistas

Tem atividade bacana e gratuita da Aliança Francesa de Porto Alegre neste sábado! A oficina Oceano: um universo de criações com o ilustrador Alexandre de Nadal @bifedeguisado, será no dia 26 de novembro: das 9h às 10h30min para crianças de 5 a 8 anos e das 10h30min às 12h para as de 9 a 13 anos. A oficina vem para complementar a exposição que acontece agora na Aliança Francesa, Oceano: um laboratório a céu aberto, que reúne registros fotográficos da expedição AMAZOMIX, projeto franco-brasileiro que levou cientistas dos dois países para alto mar para estudar e compreender a vida marinha no encontro do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico. Os pequenos vão descobrir espécies fantásticas encontradas pelos pesquisadores e criar trabalhos artísticos inspirados no universo marinho e seus habitantes. O ilustrador Alexandre de Nadal, que está sempre fazendo arte (e aprontando) junto com a AFPOA vai ensinar e criar com as crianças obras de arte nos mais variados formatos, com pintura, dobradura, embalagens, folhas, galhos .

 

Inscreva-se!

Pais e responsáveis: inscrevam seus pequenos e indiquem a idade da criança participante no formulário disponibilizado no Sympla.

A oficina é gratuita, mas para garantir a diversão, faça a inscrição no  https://bit.ly/3i3LOrE

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.