Comunicativo, astuto e criativo, Eugenio Pretto Correa não resiste a uma boa ideia ou a um empreendimento sedutor no ramo de eventos e entretenimento.
Com amigos, parceiros ou no simples transcorrer da vida, os insights e projetos nascem dele com naturalidade, talento, ousadia e atualmente com a experiência de mais de 40 anos de trajetória profissional. Reconhecimento que encheu a Câmara de Vereadores de Porto Alegre no último novembro para receber o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre.
Filho de Odalgiro Gomes Correa e Alzira Pretto Correa, o empresário nasceu em Porto Alegre no dia 14 de maio de 1962, irmão caçula de Péricles Pretto Correa e pai de Frederico Bedin Correa, é ao lado do filho e da parceira Gi Nora, dos enteados Enzo e Bela e dos muitos amigos que ele escolhe passar os momentos de lazer. Descansando em sua deliciosa morada em Santa Catarina ou conhecendo o mundo e experimentando um novo restaurante.
Publicitário formado pela Famecos, Eugenio atua no mercado da comunicação desde 1980. Passou pela Radio Cidade, Jornal do Brasil, SBT, até tornar-se executivo no setor comercial do Jornal Zero Hora do Grupo RBS, em 1982, cargo em que permaneceu até 1988. No mesmo ano fundou com Raul Berta de Azevedo e Luiz Armando Oliveira, a Mercado Sul Comercialização de Serviços de Mídia e Comunicação, onde representava para o mercado gaúcho veículos de comunicação, jornais, rádios, TVs e revistas especializadas. Foi quando assumiu também a comercialização de patrocínios de shows e espetáculos para as produtoras DC Set e Opus. Em 1992, quando a sede do escritório da DC Set se transferiu para São Paulo. Á frente do escritório regional da produtora, participou de realizações como a produção do Festival de Cinema de Gramado em 1996 e 1997, o concerto de José Carreras nas Missões, as primeiras apresentações do Cirque de Soleil, em Porto Alegre, e de dezenas de espetáculos grandiosos como os de Paul McCartney, Rolling Stones, Coldplay, shows nacionais e a criação e co-realização do Festival Planeta Atlântida com o Grupo RBS.
No início dos anos 2000, idealizou e criou ao lado de Paulo Satt, a casa noturna Liquid Club. Mesma época em que capitaneou projetos como a Coca Cola Vibezone, Festa Cores, Claro Subvisions, entre outros para o segmento jovem.
Taurino, de bem com a vida e persistente, desde o ano de 2011, Eugênio acompanha e trabalha no movimento da revitalização dos armazéns do antigo Cais Mauá. A DCSet junto com a Thornak implantou o Cais Embarcadero, inaugurado em maio de 2021. Um dos lugares mais bacanas da cidade e que firma-se cada vez mais como uma das maiores referências de turismo e entretenimento da história de Porto Alegre. Eugênio é show! É casa cheia, sinônimo de festa e sempre acompanhado de um bom papo e do sorriso farto no rosto. Bá Deu o Chic adora!
Por Mariana Bertolucci
Foto: Dulce Helfer
Eugênio é um ser diferenciado. Toda a família o admira muito.
Muito legal! Acompanho ele todos estes anos, mas não tinha ideia de seu envolvimento em tantos projetos bacanas. Parabéns