Paisagens, vinhos e história
O departamento de Colônia do Uruguai apresentou na última semana de março em Porto Alegre seu calendário anual de eventos em um gostoso coquetel na Sole Pizzaria de Porto, no Cais Embarcadeiro. Neste ano não faltarão motivos e oportunidades para conhecer ou visitar a bela região uruguaia.
Entre as atrações para o 2023 da estão o Sabores da Pequena Europa, a Festa do Cordeiro e do Tannat, a Noite de São João, os Festivais da Poda nos vinhedos, a Cata Nacional do Queijo e a Festa da Bagna Cauda, além da Noite das Tochas em La Paz, realizada na pequena cidade localizada a 50 quilômetros de Colônia de Sacramento, a capital do departamento de Colônia. A comitiva uruguaia, liderada por Martin de Freitas, Secretário de Turismo da Prefeitura de Colônia, e por Andrés Castellano, Presidente da Associação Turística, visitou a capital gaúcha para participar da 37ª Ugart – Feira de Negócios Turísticos – e conhecer o South Summit. Os muitos encontros com jornalistas, influencers e autoridades da capital gaúcha já rendeu uma certeza. Está aberta a porta para o intercâmbio cultural e turístico entre as duas regiões.
As diferentes correntes migratórias europeias geraram um particular mapa que diferencia o departamento de Colônia do resto do Uruguai. As colônias suíças, portuguesas, espanholas, alemãs e piemontesas trouxeram consigo a cultura do trabalho e o conhecimento que se transforma em queijos, doces, embutidos, conservas, chocolates e azeites de oliva; produtos de alta gama com um toque natural e artesanal que acompanha a visita à região.
Indo para o Oeste do departamento, a colonização de italianos trouxe a uva e a tradição vinícola. Atualmente 13 vinícolas trabalham para posicionar seus vinhos em nível nacional e internacional. São muitas as experiências que levam ao universo do vinho em Colônia: visitas, degustações, alojamentos e eventos especiais durante todo o ano, compondo a oferta enogastronômica da região. As vinícolas do departamento investem em renovação arquitetônica, inovação e tecnologia.
Colônia do Sacramento, capital do departamento e fundada por portugueses, tem um bairro histórico antigo que guarda magia em seus detalhes. Foi declarada em 1995 Patrimônio Mundial pela Unesco. Além disso, a cidade conta com uma diversidade de atrativos e atividades para além do bairro histórico, Praça de Touros, a orla com praias tranquilas, natureza e ar puro ao seu redor.
A Praça de Touros, renovada e reinaugurada em dezembro de 2021, é um atrativo histórico cultural de destaque, escolhido pelos turistas nacionais e internacionais. Oferece tours guiados diários diurnos e noturnos.
Em Colônia, ao longo de todo o ano, é possível curtir eventos artísticos e culturais, visitar mercados e surpreender-se com atividades enoturísticas, conhecer os produtos artesanais em espaços cheios de cor e identidade. Colônia convida a viver experiências entre vinhas e sabores, vinhos e cores em um ambiente encantador.
Saiba mais no https://colonia.gub.uy/turismo/