Diversão & Arte
Ilustraê
Foto: Arte de Iza Freire, uma das artistas da Ilustraê
O Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS apresentam no dia 18 de abril, às 18h, na Sala Evelyn Ioschpe (5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana), a exposição Ilustraê! 2023. Com curadoria de Lilian Maus e Paula Mastroberti, a mostra apresenta 39 ilustrações impressas de estudantes do curso de Artes Visuais da UFRGS criadas para as duas últimas edições da revista Sextante, do curso de Jornalismo da mesma universidade, coordenadas pela professora Thaís Furtado. Além da exposição, serão oferecidas palestras sobre o projeto de extensão Ilustraê! (UFRGS) e oficinas de desenho gratuitas para adultos e crianças no CDE, até o dia 18 de junho. O interesse pela arte de ilustrar e de capacitar profissionais para esta área artística tem crescido nos cursos de Artes Visuais, que, tradicionalmente, são voltados para a formação de artistas de exposição. A Sextante é uma revista-laboratório tradicional do curso de Jornalismo da UFRGS que chega à edição 60. As ilustrações que serão expostas foram criadas para as edições temáticas sobre envelhecimento e encontros e desencontros da vida e poderá ser visitada até o dia 18 de junho, de terças a domingos, das 10h às 18h. As ações educativas gratuitas incluem uma Oficina de Criação de Personagem com Yasmin Marchant, licencianda em Artes Visuais Oficina Boneco Maluco com a ministrante Ayla Dresch, graduanda em Artes Visuais e a Oficina Zine Afetos sob a supervisão das professoras supervisoras: Lilian Maus e Paula Mastroberti do IA- UFRGS.
Cortázar em debate
Depois de debater sobre O Aleph, de Jorge Luis Borges, no último dia 4 no Instituto Ling, o médico e escritor Juarez Guedes Cruz falará amanhã (dia 11) sobre As Babas do Diabo, contos de outro gênio literário, Julio Cortázar. O debate vai analisar não só as obras, mas a biografia do autor. Realizado em parceria com a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), o curso une psicanálise e literatura, abordando o que chamamos de iluminação mútua na construção de significados. A conexão entre as duas áreas é antiga: enquanto construía as bases do vasto tecido simbólico que designou a psicanálise, Freud muitas vezes salientou o apreço que sentia pelos artistas e por seus insights intuitivos a respeito do funcionamento psíquico. Inscrições e informações no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440). Antes das aulas, os participantes recebem a obra para leitura prévia. Juarez Guedes Cruz é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui especialização em Clínica Psiquiátrica pela mesma instituição e em Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Entre suas publicações estão os livros de contos. A cronologia dos gestos (2003, vencedor do Prêmio Açorianos), Alguns procedimentos para ocultar feridas (2007, finalista do Prêmio Açorianos) e Antes que os espelhos se tornem opacos (2012), além do recente José de Oliveira Latimer: biografia íntima (2022).
Só conhecimento liberta
Para estimular abordagens que enriqueceçam a experiência em sala de aula e o processo de aprendizagem, um programa de formação especialmente voltado aos professores, educadores e estudantes universitários da rede pública de ensino (escolas municipais, estaduais e federais, ONGs e instituições dedicadas à Educação). As atividades são gratuitas nas áreas de literatura, história da arte e música e presenciais no auditório do centro cultural Instituto Ling.
Ministradas por um time especial de professores e pesquisadores importantes de nosso estado, as aulas acontecem de abril a julho, durante a semana à noite. Nos encontros, serão promovidas atividades que explorem a cultura surda para instrumentalizar professores com novas metodologias de integração com o público de deficientes auditivos. Também oferecemos a possibilidade de contratação de um intérprete de libras. Por favor, informe sobre essa necessidade na confirmação da sua inscrição. Se você não é professor da rede pública, mas conhece alguém que seja, compartilhe, as inscrições estão abertas no site do Instituto Ling. O curso parte da leitura e da análise de obras fundamentais da literatura brasileira, como forma de estimular novas abordagens em sala de aula e o reconhecimento de autores clássicos e contemporâneos.
Literatura…
Módulo 1 – Clássicos da Literatura Brasileira – 10, 17 e 24 de abril: Luís Augusto Fischer
Módulo 2 – Literatura Infanto-juvenil – 08, 15, 22 e 29 de maio
Módulo 3 – Poesia Brasileira- 05, 19 e 26 de junho e 03 de julho: Sergius Gonzaga
Módulo 4 – Literatura Rio Grande do Sul – 10, 17, 24 e 31 de julho: Joana Bosak
Arte…
De maneira acessível e inspiradora, o curso é um amplo painel da História da Arte, cobrindo o recorte histórico desde a Arte na Antiguidade até a Arte Contemporânea e a Brasileira. São seis módulos temáticos, com as diferentes manifestações estéticas, em que a forma e o contexto de cada época acabou influenciando a produção de arte de cada período. Uma viagem pelos caminhos da expressão humana. Programa:
Módulo 1 – Arte na Antiguidade – 11 de abril: Tânia Bian e Angela Wolf
Módulo 2 – Renascimento – 18 e 25 de abril e 02 de maio: Paula Ramos
Módulo 3 – Modernismo – 09, 16 e 23 de maio: Camila Schenkel
Módulo 4 – Arte no Pós-Guerra – 06 e 13 de junho: Eduardo Veras
Módulo 5 – Arte Contemporânea – 20 e 27 de junho e 04 de julho: Bruna Fetter
Módulo 6 – Arte Brasileira – 11, 18 e 25 de julho: Gabriela Motta
Música… O Projeto MPB nas Escolas oferecerá uma formação direcionada a música popular brasileira, com técnicas e ferramentas para inserir o conteúdo musical nas disciplinas das Artes. Por meio de uma linha do tempo iniciando pela música indígena, passando pela história do choro e do samba, valorizando também os regionalismos dos diferentes estados do Brasil. As aulas são ministradas pelo compositor e violinista porto-alegrense Mathias Pinto e a participação de convidados especiais, como os músicos Amanda Senna, Arthur de Faria, Demétrio Xavier, Eduardo Lopes, Federico Trindade, Gelson Oliveira e Pingo Borel. Módulo 1 – Raízes, com Mathias Pinto, Pingo Borel e Stephania Johnson (5, 12, 19/ abril) Módulo 2 – Música Brasileira – Criação, com Mathias Pinto, Guilherme Sanches e Eduardo Lopes, (26/abril, 3 e 10/maio) Módulo 3 – Regionalismos, com Mathias Pinto, Demétrio Xavier e Amanda Senna (17, 24, 31/maio e 7/junho) Módulo 4 – MPB, com Mathias Pinto, Arthur de Faria, Gelson Oliveira e Federico Trindade (14, 21, 28/junho e 5/julho) Módulo 5 – Ensino de músicas populares, com Mathias Pinto e Cecília Silveira, 12, 19/julho) Dúvidas pelo e-mail: instituto.ling@institutoling.org.br . Nosso objetivo é impactar positivamente a sua vida e a de seus alunos, contribuindo para que eles cresçam valorizando e apreciando atividades culturais. Esta atividade é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens. Professores da rede pública de ensino, das séries básica, fundamental e média, podem solicitar bolsas de estudos com 80% de desconto. Os interessados podem escrever para instituto.ling@institutoling.org.br. Serão disponibilizadas até duas bolsas para a atividade, mediante ordem de requerimento. www.institutoling.org.br . |