“Os britânicos, assim como nós, adoram memes. Tenho recebido muitos com a princesa”. Esta foi uma das frases de Luciana Hernandez, uma amiga e diretora de arte que mora em Londres há alguns anos. Ela falava, claro, da repercussão do estranho desaparecimento de Kate Middleton.
Saber que há gente fazendo humor com esse mistério, confesso, me assustou um pouco. Mas, para o meu alento, ela contou que parte da população está na direção oposta, pedindo ponderação na hora de se fazer piada, uma vez que o estado de saúde da Princesa de Gales pode, sim, ser grave.
Para se ter uma ideia, a última aparição pública de Kate ocorreu no Natal, em Sandringham, a casa de campo da realeza. Três dias depois, uma ambulância com escolta policial deixou o local às pressas. Em 17 de janeiro, um anúncio oficial do Palácio de Kensington comunicou que a princesa estaria hospitalizada para uma cirurgia abdominal planejada. No entanto, por conta da internação, compromissos marcados para serem cumpridos antes da Páscoa foram cancelados, deixando a declaração um tanto quanto contraditória. Afinal, se era um procedimento previsto, por que havia uma agenda que precisou ser interrompida?
Tudo ficou ainda mais estranho após a publicação da foto editada da princesa com os filhos no dia 10 de março, o Dia das Mães na Inglaterra (lá se comemora três domingos antes da Páscoa).
Estaria a princesa passando por um grave problema de saúde? Alguma questão familiar? Ou seria, ainda, “apenas” um momento de recolhimento pessoal, uma fuga, um distanciamento da vida pública como integrante da família real para ficar mais perto dos filhos? Impossível saber, pois não há vazamento de informações por fontes confiáveis.
O que eu posso ter certeza, porém, é que estou com a parte da população que desencoraja as pessoas de fazerem piada. Sei dos privilégios e das obscuridades da realeza. Do passado colonizador e do escravismo, das guerras. Mas não justifica levar este assunto para um lado jocoso.
E, mesmo não sendo fã do casal Kate e William, espero muito que não seja nada grave. Já que a realeza inglesa é tão adepta da tradição de tomar um chazinho, que seja apenas isso. Um chá de sumiço.
Nesta semana, no podcast Bá que papo, conversamos sobre o sumiço da princesa Kate Middleton e a polêmica foto “photoshopada” dela com os filhos com o nosso especialista em família real, Gregório Martins, do canal do Youtube The Tretas Show. Comentar também a doença do Rei Charles e todos os últimos acontecimentos da realeza britânica. Ouça agora no Spotify clicando aqui.
Para ler outros textos da coluna Bá experiência, acesse este link.
Bá experiência por Diogo Zanella do Estúdio Telescópio