FEIJÃO DO PÃ

Se a Pizza do Pão já é unanimidade entre os porto-alegrenses, a feijoada é de comer de joelhos. Já queridinha da turma de amigos há 20 anos, é especialidade do cozinheiro. Apresentação impecável, capricho nos detalhes e supersaborosa, mesmo quando congelada. Dupla afinada, ele no fogão e ela na produção, Alexandre Pandolfi e Grasiela Dani estão atendendo pedidos de entrega e também realizando eventos presenciais: “Sei cozinhar e a Grasi sabe das coisas”, brinca Pão. Recomendo com orgulho do trabalho e do talento dos meus amigos e amigas! Dale Pão e Grasi!


ENCOURAÇADO I

Será na próxima quarta-feira, dia 9 de outubro, às 20h a reabertura do Encouraçado Butikin, que tem atiçado memórias animadas e empolgantes de várias gerações de gaúchos. A volta da casa noturna ícone da noite porto-alegrense será em grande estilo. Uma festa beneficente com 80% da renda arrecadada com a venda de convites será  destinada ao Instituto da Criança com Diabetes e à Associação Sol Maior. Sob o comando da psicóloga paulista Sofia Refinetti Teixeira e do oftalmologista gaúcho Ricardo Niemec Teixeira, o lugar será palco e cenário de noites memoráveis ao som de boa música e gente fina, elegante e sincera.


ENCOURAÇADO II

A noite do dia 9 prestigiará artistas gaúchos, ainda em um momento delicado de reconstrução depois das cheias: Império da Lã, com Carlinhos Carneiro, a DJ Garota Vinil, e um inédito Duelo de Pianos, nunca realizado antes na capital gaúcha vão animar a cerca de 250 pessoas que escolherem prestigiar a estreia oficial da casa e ajudar as duas causas nobres. Assinado pelo arquiteto Mário Englert, o projeto remete ao passado emblemático de olho nas tendências nos três novos espaços: o Butikin Hi-Fi — com projeto acústico do expert engenheiro de som Marcos Abreu para o primeiro listening bar da capital gaúcha, com equipamentos de alta fidelidade, o Clube 936 e o Encouraçado Hall, o salão maior.


ENCOURAÇADO III

O casarão da Independência já está abrindo as suas portas em algumas ocasiões antes do dia 9 já que diversos soft-openings estão sendo realizados durante essa semana. A ideia é afinar equipe, ajustar sistemas e serviços, revisar os detalhes que estão faltando enquanto finaliza a obra. Quem está conhecendo a casa está gostando. A proposta do projeto é mesclar as narrativas e ambientações clássicas da época com as novidades sonoras e os   talentos contemporâneos. Nas paredes de tijolinho à vista: muitos trabalhos de Vitório Gheno e para receber os convidados no hall de entrada: a célebre placa em bronze assinada por Xico Stockinger, que volta ao casarão depois de décadas e terá uma cerimônia de descerramento nesta quinta-feira com a ilustre presença da dama da comunicação: Ivete Brandalise.


CULTURA E GASTRONOMIA 

Em sua 16ª edição em 2024, o Festival de Cultura e Gastronomia, será de 10 a 20 de outubro no Lago Joaquina Rita Bier.O evento de comida de rua de Gramado é realizado pela Associação Brasileira de e Bares e Restaurantes – Hortênsias (Abrasel) e promovido pela Gramadotur. O tema É tempo de saborear nossas origens, vai valorizar as raízes da gastronomia na cidade. Serão dez opções de bancas comandadas por restaurantes da região (oito com pratos salgados e dois com sobremesas), uma cafeteria, além de bar com drinks, cerveja, vinho e bebidas sem álcool. A programação inclui ainda aulas na Cozinha Show, Tour Gastronômico com pratos especiais servidos em restaurantes da cidade e a divertida Corrida de Garçons e Garçonetes. Também está confirmada a realização de um festim, jantar ou almoço ao estilo banquete assinado por um ou mais chefs de renome. O festival também tem programação cultural.


CORES, MULHERES & ENTRELINHAS

A pluralidade está presente na Galeria Duque e em sua nova exposição que com três mostras simultâneas: Narrativas coloridas, com obras do acervo da galeria; Carriconde: entre a arte e o magistério”, com pinturas e desenhos do célebre artista e professor de artes plásticas da UFSM, Cláudio Corrêa Carriconde (1934-1981); e Nas Entrelinhas da Vida, com as criações em arte têxtil de Elisa Tesseler. As mostras poderão ser visitadas até 31 de outubro na galeria que fica na Rua Duque de Caxias. Com curadoria de Daisy Viola, Narrativas coloridas ocupa os dois primeiros andares da galeria e é uma viagem pelo rico acervo em busca de cores, diferentes expressões e técnicas variadas. As obras de Cláudio Corrêa Carriconde estão no 3º andar e foram organizadas por Vani Foletto e Marco Aurélio Biermann Pinto. 


BRAVURAS NO MUNDO

Em homenagem aos 202 anos da Independência do Brasil, a Gravura Galeria de Arte foi convidada pela Embaixada do Brasil em San José, Costa Rica, para expor no Museu de Arte Costarricense a mostra BRAVURAS!, com 30 artistas do Rio Grande do Sul. Em cartaz até 31 de outubro, a exposição aborda a valentia do povo gaúcho em meio a adversidades e a brasilidade com obras de diversas gerações de artistas e variedade de técnicas e estilos. Integram o time talentoso: Alice Brüeggemann, Alice Soares, Antonio Gutierrez, Hilda Mattos, Paulina Eizirik e Vasco Prado. A mesma expo também será exibida no Festival Internacional de Las Artes Costa Rica (FIA) realizado pelo Ministério de Cultura e Juventude do país, no fim do ano. Britto Velho, Clara Pechansky, Claudia Sperb, Eduardo Vieira da Cunha, Erico Santos, Marta Loguércio, Marta Penter, Miriam Tolpolar, Paulo Amaral.


Podcast Bá que papo
CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.