A

Antonio Villeroy e Gelson Oliveira entre clássicos e novas composições

Do lado de fora, caia uma noite de tormenta em Porto Alegre. Mas, no lado de dentro, o que despencou foi a mansidão potente dos violões de Antonio Villeroy e Gelson Oliveira. Antes de partir em turnê internacional na Europa, a dupla apresentou no finzinho de setembro Saídas e Bandeiras 2 — Trinta Anos Depois, no palco do Theatro São Pedro.
Intercalando novas composições individuais com as canções que lhes deram o sucesso no início dos anos 1990, atestado pelo Prêmio Sharp de Música, ambos na categoria revelação (Antonio em 1992 e Gelson em 1993), o espetáculo marcou a passagem de três décadas de Saídas e Bandeiras 1, o primeiro tour internacional na Europa.
Da formação do projeto Juntos, sucesso absoluto por 20 anos, o palco teve a visita dos clássicos de Nelson Coelho de Castro – segundo eles, o parceiro Bebeto Alves, falecido em 2018, estava ali pelo ar. Para ver de novo, agora só embarcando para o Velho Continente.

Stephanie Lii esbanja como diva no palco Grezz

Stephanie Lii canta como uma diva de verdade, em voz, pele e osso! Embora mais conhecida como a intérprete do espetáculo Hello Adele Tribute, ela mostrou a amplitude de seu talento para muito além de “Someone Like You”, “Rolling in the Deep” ou “Skyfall”. Sim, essas não ficaram de fora do setlist do espetáculo “Divas” que fechou setembro no palco Grezz, junto com os músicos da banda da casa. O espaço lotou para quem quis ver mais do trabalho da porto-alegrense filha de imigrantes, que trouxe também Alicia Keys, Amy Winehouse, Gloria Gaynor, Roberta Flack e tudo o mais que só as divas da voz podem encarar.

Kula Jazz, tributo e faixas autorais no Café Fon Fon

O Kula Jazz, é um grupo de música instrumental, com foco no trabalho autoral mas que também aprecia prestar homenagens aos ícones do gênero em apresentações ao vivo. No último sábado de setembro, no palco do Café Fon Fon, a razão do tributo foi a obra de John Coltrane. E, para completar a noite, o grupo tocou faixas de seu novo trabalho, o segundo álbum da banda que contabiliza 10 anos juntos.

“OXOBI” traz referências dos mestres do passado, mas sempre com um pé nas vertentes atuais e um olhar voltado ao futuro. Cinco faixas compõem o novo disco, sendo quatro inéditas e uma regravação (Wenonah), todas compostas por Franco Salvadoretti (Flauta). Além do formato vinil, o disco também está disponível em CD e, em breve, nas plataformas de streaming. Completam o grupo Cleômenes Júnior (Saxofones), Ras Vicente (Piano), Rodrigo Arnold (Baixo Acústico) e Martin Estevez (bateria).

Primavera traz de volta as ‘Quartas de Jazz’ do Café da Catedral
Café com arte e música ao vivo nos altos do Centro Histórico. Junto com a primavera, o Café da Catedral retoma as tão aguardadas Quartas de Jazz, no pátio da icônica Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Clima embalado pela voz do músico e compositor gaúcho Gustavo Fallavena, que canta clássicos de Frank Sinatra a Amy Winehouse, formando dupla com o pianista e tecladista Jonatan Cruz.

Olha aí quem vem passando…
Ela mesma, a nossa Agenda Cultural desta semana.
Vem conferir:

OUTUBRO

  • 3/10, quinta

TEATRO

O QUE SÓ SABEMOS JUNTOS, peça com Tony Ramos e Denise Fraga em seu primeiro encontro nos palcos. Em meio a cenas, dividem suas suas memórias com a plateia e dramatizam questões pungentes do mundo contemporâneo – crise climática, a dominação por telas, a reinvenção para criar filhos e cultivar vínculos diversos. No Salão de Atos da PUCRS, em quatro sessões: quinta, sexta, e sábado, às 20h, e mais uma extra no sábado às 17h.

MÚSICA

“Falando de Amor” – Um tributo a Elis & Tom, com Rê Adegas na voz e Luiz Zago no piano, contemplando desde os tons mais dramáticos até as pérolas da bossa em um revival do álbum Elis & Tom , que em 2024 completa 50 anos. No Grezz, às 21h. cando

  • Tributo a Stevie Ray Vaughan com Tex-Mex e Convidados reúne lendas do rock gaúcho reverenciando os clássicos que se tornaram verdadeiros standards do Blues e do Rock – com Frank Solari, Luciano Leães, King Jim, Móica, Marcelo Garcia, Guto Konrad e Lety Prislak. Às 21h, no Sgt. Peppers.
  • O grupo Atairū e sua sonoridade contemporânea, com membros das bandas Marmota e KIAI em que os gaúchos André Mendonça (contrabaixo), Leonardo Bittencourt (piano) e Lucas Fê (bateria) trazem o carioca Bruno Silva (trompete) para o palco. No Espaço 373, às 21h.
  • Tributo a João Donato, com Ricardo Morschbacher (flauta transversal), Luiz Mauro Filho (piano), Edu Saffi (contrabaixo acústico) e Marquinhos Fê (bateria) em noite especialmente dedicada ao pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor brasileiro. No Café Fon Fon, às 21h.
  • 4/10, sexta

TEATRO

A FOME, espetáculo da Cia. Espaço em Branco, é sobre uma mulher e seus pensamentos obsessivos sobre o amor, um ritual gastronômico fatal e seu amante, mesclando humor e horror psicológico. Dirigido por João de Ricardo, com atuação de Sissi Venturin, que também assina a dramaturgia com Marcos Contreras. Na Sala Álvaro Moreyra, às 20h, com sessões também no sábado e domingo.

MÚSICA

Coié Lacerda, Harlem’s Club Band e Andy Serrano, com repertório de composições próprias, em português, e clássicos dos grandes mestres do blues – a carreira de Coié vem de bandas como o “Beco”, “Blues Power” e “Sindicato do Crime” e estadias nos pelos berços do blues internacional. Na Sexta-feira Bluess do Espaço 373, às 21h.

  • Tonho Crocco & Banda, com violão, bateria e baixo em show destacando clássicos da música brasileira, como Tim Maia, Jorge Ben, Ultramen, entre outros. No Espaço Maestro, a partir das 19h.
  • O cantor Péricles retorna a Porto Alegre, no Auditório Araújo Vianna, apresentando o show de lançamento de seu novo álbum: “Calendário”, às 21h.
  • ‘Pedro precisa cantar Erasmo’ é o show do primeiro álbum autoral, contando com as participações do cantor Pedro Veríssimo e do músico e compositor Otávio Santos. Às 19h, no Ocidente.
  • Segunda edição do BANDAS IN CONCERT, festival de rock na Cordas & Cordas Escola de Música, composições autorais misturadas com clássicos do rock, do blues ao heavy metal e do punk ao indie. Às 20h.
  • 5/10, sábado

‘Cervejada Liberada’ com Wesley Gonzaga, hit no Tiktok, vem para agitar a noite na pista comandada pelos DJs Khalif, Vini Fantin e Leo Bueno. Rolê universitário com open bar durante sete horas, na Urb Stage.

MÚSICA
Melina Vaz retorna aos palcos com seu repertório de Jazz Standards, Bossa Nova e Soul. Acompanhada por Ras Vicente (piano), Rodrigo Arnold (baixo acústico) e Martin Estevez (bateria), canta clássicos e neo soul com uma roupagem moderna e inspiradas nas divas do Jazz. No Espaço 373, às 21h.

  • Luizinho Santos, saxofone e flauta, e Bethy Krieger, piano, em INDUO, show instrumental comemorando 35 anos da parceria demonstra perfeito entrosamento, com composições de seu primeiro CD juntos. Às 21h no Café Fon Fon.
  • 6/10, domingo

MÚSICA

Mais uma edição do Samba do Quintana, na Travessa dos Cataventos da CCMQ, com programação gratuita e ao ar livre. Participação de Maria do Carmo Carneiro e performances da banda residente Thiago Ribeiro & Amigos. À partir das 17h.

  • Bruno Boncini, um dos talentos vocais do programa Superstar, da Rede Globo, faz show no no Espaço Marin, às 21h.

TEATRO
Fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir é a proposta de Bruna Louise, falando sobre os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. Às 19h, no Canoas na Multiplan Hall em Canoas.

  • Diogo Portugal é o humorista precursor do Stand Up Comedy no Brasil, indo do stand às tradicionais esquetes e encarnando os tipos mais hilários e diferentes, além de criar, interpretar e dirigir seus espetáculos. No Teatro CIEE, às 19h.

  • MUSICAL

“A Bela e a Fera In Concert – O Espetáculo Musical”, baseado num dos mais encantadores clássicos da literatura e do cinema mundial, tem uma nova sessão em Porto Alegre, com grande elenco de atores e cantores ao lado de uma orquestra. No Auditório Araújo Vianna, às 15h.

  • “Embalos de Sábado à Noite – O Musical” traz aos palcos as canções que marcaram a época, em um espetáculo 100% cantado ao vivo, com estrutura grandiosa e variação de figurinos, no Auditório Araújo Vianna, às 19h.
  • 7/10, segunda

DANÇA

“O Quebra-Nozes” – Melhores Momentos”, apresentado por primeiras bailarinas dos teatros da Rússia, traz uma seleção inédita dos melhores momentos e coreografias do ballet de Tchaikovsky narra a história de uma jovem que, durante a noite de Natal, se vê transportada para um reino de fantasia, onde imaginações se tornam realidade. No Teatro CIEE, às 20h30, e segunda sessão na terça, às 18h.

TEATRO
O Coletivo Nômade faz no CHC Santa Casa duas apresentações do espetáculo infantil “Piquenique: Uma História de Fantasmas”, às 15h. A peça convida o público infanto-juvenil a aprofundar a reflexão sobre temas como celebração da vida, diversidade e empatia.

  • 8/10, terça

Cinema & Literatura
A obra O Amante, de Marguerite Duras, é o tema do encontro ‘Amantes do Cinema e da Literatura’, no Instituto Ling, às 19h30. Publicado em 1984 e adaptado para o cinema em 1992, livro e filme dialogam em harmonia. Autobiográfica, narra o romance proibido entre uma adolescente francesa e um homem chinês, relação marcada por desejo, poder e conflitos raciais.

Bá + Rolê

Por Betine De Paris e Cristina Lac

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.