Muita gente sente vontade de realizar um trabalho comunitário de forma voluntária e não sabe como. Ao mesmo tempo, organizações do Terceiro Setor precisam de apoio e têm dificuldade de encontrar essas pessoas. Pensando em organizar e potencializar esse processo, o Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais (Cirandar) lança seu Programa de Voluntariado: para consolidar a prática, que já é desenvolvida desde 2008 na instituição e que vem sendo premiada anualmente, inclusive com reconhecimentos nacionais. “Estamos reunindo toda essa experiência de nove anos para a criação de um programa de voluntariado permanente, que pretende mobilizar pessoas que queiram contribuir para a construção de um mundo melhor“, explica Márcia Cavalcante, diretora-executiva da ong.
A novidade é a criação de um cadastro permanente de voluntários em diversas áreas de atuação. O programa está estruturado em três etapas permanentes: mapeamento dos voluntários interessados em atuar no Cirandar; encontros de formação – com workshops sobre atuação voluntária, direitos humanos, empoderamento feminino, educação popular – e realização de ações comunitárias com crianças e mulheres nas comunidades Chocolatão e Ilha Grande dos Marinheiros.
A ong conta com o apoio de cerca de 100 voluntários do Instituto C&A, que atuam diretamente em ações de mediação de leitura em bibliotecas comunitárias. Para participar do programa, é necessário estar cadastrado no site da Cirandar. A organização irá mapear os voluntários e suas áreas de interesse, para depois realizar as ações comunitárias.
Fotos: Divulgação