MADE IN RS
As Segundas no Mani de hoje é para lá de especial. Um evento comandado pela chef Helena Rizzo e mais 12 chefs e cinco sommeliers terá a renda totalmente revertida a Associação de Agricultores Ecologistas Solidários do RS. Muitos deles, vítimas das enchentes. Além de um Menu feito pelas melhores chefs do Brasil, a cantora Céu fará um pocket show, em uma noite memorável de experiências e itens doados pelas chefs. Durante o evento, 10 marcas de moda daqui estarão mostrando seu trabalho na Vitrine Gaúcha. Entre as selecionadas, duas que eu amo de paix ão: Fernanda Sica Confort Clothes e a de roupas de yoga Inhale, da s yogu inis Martina He u ser e Valentina Asmus.
TEATRO ALTO ASTRAL
Unido s pela solidariedade e a retomada do povo gaúcho Deu Pra Ti Baixo Astral – Juntos pra voltarmos a sorrir vai acontecer de 25 a 30 de junho no Teatro do CIEE-RS Banrisul. Idealizado e realizado pela Top Agência Produtora, o projeto para adulto s e criança s, terá apresentações às 16h e às 20h, ingresso solidário e meia entrada com doação de 1kg de alimento não-perecível, um agasalho ou um brinquedo, que serão destinados para doação. Os espetáculos de sucesso de público e crítica, que tiveram suas temporada s o u apre sentaçõe s canceladas foram priorizados. Estão envolvidos mais de 60 profissionais das artes cênicas do Estado nas seis peças adultas e quatro infantis: Terapia de Casal, Adivinha o Que é e Terapia Colorida, TOC, Uma comédia obsessiva compulsiva, Se meu ponto G Falasse, Manual Prático da Mulher Moderna, Tributo Cazuza, Aladdin, Peter Pan, Gato de Botas e Bombachas.
CONCERTO
Quem gosta de ouvir e aprender sobre música de concerto poderá conferir mais uma edição da s Audições Comentadas de Música Erudita. Condu zida pelo s pianista s e professores Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz, a atividade será realizada na quinta (20/6) no Instituto Ling, às 19h30min, com obras de Chopin, Liszt, Rachmaninoff, Tchaikovsky e Gershwin e o piano como protagonista.
COFFE & MINDFULNESS
Com a delicada condução da terapeuta, performer e educadora Carina Sehn, Práticas de Mindfulness para Criança s e Adulto s é a programação familiar do próx imo sábado (22/6) das 15h às 17h, no Instituto Ling. Ainda no sábado, das 14h30min às 17h, haverá o encontro Introdução aos Cafés Especiais, com Guert Ingo Dorneles Schinke, do Baden Torrefação de Cafés Especiais, mostrando, na teoria e na prática, o que é preciso saber para tomar os melhores cafés.
DIVA DO MISSISSIPI
A Orquestra Theatro São Pedro retoma a programação na quinta-feira (20/6) às 20h, com um concerto solidário para reverter renda para artistas e trabalhadores do setor cultural afetados pelas enchentes. Sob regência e direção artística do maestro Evandro Matté, a orquestra apresentará o inédito Jazz Concerto, com o pianista Luciano Leães e a cantora norte-americana JJ Thames, conhecida como Diva do Blues de Mississippi. No repertório versões orquestradas de Take Five, de Paul Desmond e In The Mood, de Glenn Miller. A norte-americana tem chamado atenção com sua presença de palco e entrega vocal.
+++
São cinco noites beneficentes de festival: na quarta (19/6), Luciano Maia Trio convida Joca Martins, César Oliveira e Rogerio Melo; Paola Kirst convida Dionísio Souza, André Paz e Stephanie Soeiro. O Coletivo RS Música Urgente se apresenta na sexta (21/6); Ian Ramil e Banda Tetein + Nina Nicolaiewsky & Sucinta Orquestra são as atrações do sábado (22/6). No domingo (23/6), sobem ao palco, Gabriel Selvage e Lucio Yanel. A programação integra o Festival de Música Colaborativo, do Sarau do Solar da AL-RS, a Associação Pró-Música de Porto Alegre e o Coletivo RS Música Urgente. É possível assistir a transmissão ao vivo pelos canais da TV Assembleia. Os ingre s s o s po de m s e r re tirado s gratuitamente no site do teatro, doando alimentos não-perecíveis ou produtos de higiene nos dias das apresentações.
ICH LIEBE
Ministrada pelo Prof. Dr. Martin Dreher, o Centro Cultural 25 de Julho realiza hoje (17/6) às 19h30, a palestra A História da Imigração Alemã – Carta de 2 de Fevereiro de 1825. O ingresso é a doação de materiais de limpeza pesada, como rodos, luvas e água sanitária. Doutor em Teologia em Munique, na Alemanha, o pesquisador resgatará uma correspondência de Johann Friedrich Jerike, um dos passageiros do veleiro Germania, que partiu de Hamburgo em 8 de maio de 1824, para mostrar a chegada no Brasil de pessoas de diferentes regiões, como Hamburgo, Mecklenburg-Schwerin, Palatinado e Francônia. Durante a viagem, mortes, nascimentos e até uma revolta a bordo. É o terceiro encontro do ciclo de conferências Colóquios da Imigração. No dia 8 de julho está confirmada a palestra Mulheres na Imigração, com Scheila dos Santos Dreher, Em agosto (19/8) é a vez de José Francisco Alves falar sobre A produção em belas artes no RS por germânico s e teuto-riograndenses. Isabel Cristina Ahrend falará no dia 21 de outubro sobre Jornais em língua alemã editados no RS: ainda existem e onde estão? No dia 18 de novembro, Décio Aloísio Schauren explica sobre Lendas e Mitos da História da Imigração Alemã.
ALAN POE
Mistérios e assassinatos fascinam desde os primórdios da literatura. No século XIX, um jovem escritor americano revolucionou esse cenário: Edgar Allan Poe, o “inventor” do detetive conhecido por suas histórias de terror e os profundos mergulhos nos labirintos de cérebros doentios, crio u personagens ne urótica s e alucinadas que lidam com o obscuro da alma humana. Mara Jardim propõe no Clube de Leitura Casamundi de junho um aprofundamento na vida atormentada do escritor e a leitura de três de seus contos: A carta roubada, O gato preto e William Wilson. A aula introdutória (presencial e zoom) é amanhã (18/6), às 18h30. A ideia dos encontros é aprox imar os leitores dos clá s s ico s. Os participante s conhecerão o contexto histórico dos livros, a biografia do autor e a estética do texto. Para ampliar a experiência e debater a obra, dois encontro s digitais seguem na s terças-feiras seguintes (25/6 e 2/7) às 20h. A proposta tem curadoria de Duddu Vanoni e da Casamundi Cultura.
SOBRE O PL DO ABORTO… Vai além de ser a favor ou contra o aborto. No nosso país, de cada 10 estupros, seis são de crianças de até 13 anos, na maioria dos casos por familiares e pessoas próximas. O deputado Sóstenes Cavalcanti retrocedeu mais de 80 anos de legislação propondo que vítimas de estupro tenham pena maior (de até 20 anos) por interromper a gravidez com 22 semanas de gestação do que os criminosos que as violentam sexualmente (de até 10 anos). Comandada pelo potente coro feminino, a pressão popular fez barulho. Fomos às ruas. Deve cair da pauta. Adianta. Seguimos. Juntas.