SOLIDARIEDADE CRIATIVA

Nesta sexta-feira (28/6) das 11h às 20h, a Feira do Design Solidário terá entrada franca no Instituto Ling. A OPEN Design Independentereunirá cerca de 50 designers independentes gaúchos de decoração, mobiliário, moda, joalheria, brinquedose objetos. Às 17h tembate-papo sobre Os desafios dos projetos solidárioscom a arquiteta Aline Furhmeister, da Du99; a jornalista Gabriella Bordasch, criadora da Vamo que Vamo RS; a produtora cultural Juliana Jokalovisi, da Apta RS, a curadora de design e fundadora da OPEN Design Independente e do projeto Design Solidário pelo RS Camila Farina. Ainda na programação, oficinas infantis criativas, alusivas ao design, da Lu Chwartzmann, da Lezanfan, às 17h e 18h, com entrada por ordem de chegada. A edição especial tem também gastronomia como o Café la Cabane, um bar de vinhos para apoiar as vinícolas locais com a enóloga Nati Frighetto e produtores gaúchos de mel, azeite e queijos. O projeto cenográfico é assinado pelo arquiteto Felipe Helfer. A solidariedade também é criativa. Vem! Apoie nossos designers. 


O CINEMA AINDA PULSA

Um dos mais importantes do país, o Festival de Gramado (9 e 17 de agosto) registrou 1.100 filmes inscritos em sua 52ª edição. Um aumento de 7% nos filmes inscritos para a mostra. São 114 longas brasileiros, 158 longas documentais, 679 curtas brasileiros, 120 curtas e 29 longas gaúchos que participarão da seleção. O número de filmes gaúchos, curtas e longas, somam 149 inscrições, marcando presença. Filmes de 25 estados e do Distrito Federal estão entre os inscritos e SP, RJ, RS e BA concentram o maior número de produções. Pela primeira vez, um nome fora do eixo ibero-americano, receberá o Troféu Kikito de Cristal, a Diretora Executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim entre 2019 e 2024, Mariëtte Rissenbeek é a primeira contemplada com o prêmio dedicado a expoentes do cinema internacional e foi entregue pela primeira vez em 2007 ao cineasta Eduardo Coutinho.


COLETIVO

Já com expertise em ressignificar ONGs, instituições, centros comunitários, escolas e áreas degradadas da cidade, a DU99 lançou a campanha A GENTE [RE]FAZ, para reconstruir espaços impactados pelas enchentes. Os primeiros locais contemplados com a iniciativa são: Quilombo dos Machado, na zona norte da capital, no bairro Sarandi, sendo um dos oito quilombos em contexto urbano, reunindo cerca de 300 famílias quilombolas, Fundação Pão dos Pobres e Fundação Fé e Alegria. Para quem quiser ajudar, o PIX para a compra de produtos para as reconstruções é o CNPJ 40.601.490/0001-04.


COFFE & MINDFULNESS

Com a delicada condução da terapeuta, performer e educadora Carina Sehn, Práticas de Mindfulness para Criança s e Adulto s é a programação familiar do próx imo sábado (22/6) das 15h às 17h, no Instituto Ling. Ainda no sábado, das 14h30min às 17h, haverá o encontro Introdução aos Cafés Especiais, com Guert Ingo Dorneles Schinke, do Baden Torrefação de Cafés Especiais, mostrando, na teoria e na prática, o que é preciso saber para tomar os melhores cafés.


VINHOS DE BICICLETA

Desenvolvida pela Giordani Turismo em parceria com o sommelier Rodrigo Ferraz, criador de um conhecido canal de vinhos no YouTube, os amantes de vinhos vão gostar do roteiro cheio de exclusividades, visitas às vinícolas boutiqueda Serra Gaúcha, com degustações especiais, almoços harmonizados experiências intimistas com enólogos e proprietáriosdos empreendimentos, e Ferraz participando das vivências. O passeio Vinhos de Bicicleta Serra Gaúcha terá seis dias de programação (27/8 a 1/9) com degustação demais de 35 rótulos em visita às 11 vinícolas boutiques de Bento Gonçalves, Nova Pádua, Flores da Cunha e Garibaldi.


ARRAIAL DO QUINTANA

Apesar de ainda estar em recuperação após as enchentes, depois do sucesso de 2023, o Arraial do Quintana será no próximo sábado (29/6) na Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana em uma estrutura externa montada para o evento. Os estabelecimentos comerciais parceiros da CCMQ impactados pelo desastre climático estarão abertos. Os bares Térreo e Lola e o Café Luciamaria venderão comes e bebes juninos. A Andaime e a Livraria Taverna também marcam presença na data festiva, com direito à pescaria, argola na garrafa, boca do palhaço e correio elegante. As crianças receberão um brinde ao completar uma cartela com três brincadeiras. O projeto Fábrica de Gaiteiros abre a festa, às 14h. Às 15h, Rosane Castro e Marco Araújo contam a história infantil musicada Era uma vez, conte até três e às 16h, a banda Teo & os Camaleões anima a festa. Se chover, tudo acontece no 13 de julho.


SHOW

No dia 27 às 20h o Instituto Ling abre suas portas para a banda de jazz Cleômenes Júnior Sexteto, com Ronaldo Pereira, Tomás Piccinini, Ras Vicente, Mateus Albornoz e Fernando Catatau. Cleômenes, que é saxofonista, flautista, compositor e arranjador bolou repertório de jazz, passando pelo soul e o reggae e MPB e canções de Selva Urbana, seu disco de estreia, em 2022. No sábado, (29/6) às 19h, com curadoria e produção de Bruno dos Anjose Mauryani de Oliveira o projeto do Instituto Ling Frequências Sonoras reúne artistas de estilos, linguagens e regiões diferentes em experiências únicas. Na segunda edição do ano, o encontro vai explorar diálogos entre música e literatura com oito artistas contemporâneos da cidade. A música e performer Paola Kirst,o poeta e músico Pedro Cassel, a música, socióloga e “artivista” Nina Fola, a atriz, educadora social, produtora cultural e slammaster Mariana Marmontele os músicos Josué Oliveira,Mel Souza e Viridiana.


ARQUITETURA & ARTE

Como de hábito, para celebrar mais um empreendimento, a Stemmer Rodrigues convida para sua Semana de Arte, com obras sob a criteriosa curadoria de Ingrid Stemmer. A exposição no Vista (Rua Engenheiro Adolfo Stern, 80) reúne obras de designers e artistas como Felipe Rijo, Felix Bressan, o alemão Lorenz Bauschatz, Nathan Carvalho, Nelson Wilbert e Ricardo Pirecco, no domingo, (30/6) das 15h às 20h. Os arquitetos Ingrid e Paulo vão recepcionar os amigos e convidados com cafés, doces e uma visita guiada pelo acervo. Para ajudar a reconstrução, a renda a comercialização das obras doadas pelos artistas será 100% doada para a Fundação Pão dos Pobres.


Podcast Bá que papo
CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.