CAMPEÃO
À frente de mais um projeto de comunicação, Daniel Scola com um novo projeto pessoal: o podcast Venci e Vivi, nos canais do YouTube e no Spotify. O jornalista e colunista dos veículos de Comunicação do Grupo RBS compartilha as experiências e os desafios sobre a descoberta do câncer no cérebro. No próximo dia 24, o comunicador lança Aluno da tempestade, seu primeiro livro. Na obra, o jornalista relembra a luta contra um tumor raro e revisita acontecimentos dos seus 30 anos da carreira jornalística. Na ocasião, serão arrecadados brinquedos e material escolar para o Dia das Crianças do Instituto do Câncer Infantil.
POESIA BRASILEIRA
A cantora lírica Andiara Mumbach e o violonista clássico Marcel Estivalet lançam amanhã (10/9), às 20h seu primeiro álbum juntos no Teatro de Câmara Túlio Piva. Poesia Brasileira traz obras de grandes nomes da música como Tom Jobim, Egberto Gismonti e Heitor Villa-Lobos, entrelaçadas por versos de celebrados poetas como Dora Vasconcellos, Ferreira Gullar, Mario Quintana e Manuel Bandeira. O espetáculo tem direção cênica de Carlos Rodriguez, iluminação de Fabrício Simões e sonorização de Lauro Maia, contará com a interpretação na íntegra das 13 faixas que compõem o disco, com versões inéditas de canções populares, eruditas e do folclore brasileiro. Em uma performance intimista e expressiva, Andiara e Marcel mostrarão músicas já conhecidas e outras nem tanto, com novos arranjos e a sonoridade minimalista apenas da voz e do violão. Imperdível.
BORGES
O escritor, professor e tradutor Rafael Bassi estará no Instituto Ling no mês de setembro para ministrar um curso dedicado ao universo literário do autor argentino Jorge Luis Borges. Dividida em três encontros (5, 12 e 19/9) a atividade sempre nas quintas, às 19h, revisitará a obra do portenho, considerado um dos mais influentes e inovadores escritores do século 20. A memória, a história, o duelo, o gauchismo, a escrita e, principalmente, a leitura, sempre marcantes nos textos borgeanos, serão explorados a partir de diferentes produções escritas entre os anos 1940 e 1970.
PRÊMIO
Jovens artistas vencedores do 7º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, Manon Diemer(@manondiemer) foi selecionada para a residência artística na Casa Iberê e Lorenzo Muratorio(@lorenzomuratorio) fará residência artística no Centre Intermondes – Humanités Océanes. Emílio Kalil, Gustavo Possamai e Eduardo Haesbaert da Fundação Iberê Camargo, Flávio Krawczyk da Prefeitura de Porto Alegre, Antoine Huerta de Intermondes, e Jean-Luc Puyau, Joana Carmo e Marie Andrianjafy da Aliança Francesa Porto Alegre integraram a comissão julgadora dessa edição.
BRASILIDADE DIVINA
Dos irmãos Elias e Helio Zorzi e com obras exclusivas de arte e design, a Divina Brasilidade abriu uma nova loja no bairro Três Figueiras.Peças criativas, riqueza e abundância de matérias-primas brasileiras podem ser encontradas no espaço, que acaba de abrir as portas e dedica-se à arte popular brasileira, com obras de arte e design. A marca chega à Capital após cinco anos em Xangri-Lá, no litoral gaúcho, para um projeto audacioso que valoriza os artesãos atuais, e fomenta novos talentos. O curador do espaço, Elias Zorzi, chama a atenção para o trabalho dos mineiros Marlon e Kelly de Carvalho, especialistas em pintura sobre a madeira. Outro destaque é Leonardo Bueno, nascido em Maria da Fé, também em Minas Gerais. Assinada por Mario Englert, a área total de 204 metros quadrados tem iluminação natural, pé direito alto e visualização externa.
CIDADE JOIA
A Gravura Galeria de Arte abriu duas novas exposições: Porto Alegre Minha Cidade Joia foi apresentada na Sala Negra pela fotógrafa Liane Neves e pela arquiteta Gladys Neves, que uniram seus talentos, inspiradas por Porto Alegre. Na Sala Branca, a artista plástica Alessandra Pauletti expõe pinturas e desenhos em Labirintos do Pensamento. As irmãs Gladys e Liane, pela primeira vez, mostraram suas artes entrelaçadas. São 21 quadros emoldurados, sem vidro e em tamanhos diferentes, onze fotografias coloridas e dez colagens, oito analógicas e duas digitais. Parte das vendas das obras da exposição, que pode ser visitada até 28 de setembro, será doada para a entidade Ksa Rosa: Centro Cultural dos Catadores de Poa.
FOTO OFICINA
Setembro é o mês da fotografia na Casa de Cultura Mario Quintana. Todas as atividades são gratuitas e integram programação do Projeto Educativo da CCMQ. As quatro oficinas são gratuitas, para o público adulto e vão se realizar no laboratório fotográfico Vania Toledo, no 3° andar e serão ministradas pelo fotógrafo e artista plástico Amílcar Pinto. Fotografia Pinhole, que é obtida em filme com uma câmera artesanal nos dias 10, 17 e 24 de setembro (terças-feiras), das 14h às 16h. Revelação e ampliação será nos dias 11, 18 e 25 de setembro (quartas-feiras), das 14h às 16h. Quimigrama é um método, no qual, são usados pintura, desenho e reagentes químicos sobre o suporte fotográfico. Esse curso acontece em um único encontro das 14h às 17h, nos dias 12 ou 19 de setembro. Além das oficinas, nos dias 14, 21 e 28 de setembro, das 10h às 12h, Entre traços e tintas é um momento livre para crianças e adolescentes experimentarem desenho e pintura. Será sempre aos sábados no ateliê do Centro de Desenvolvimento de Expressão (CDE), no 5° andar da CCMQ.
HOMEM AMAZÔNICO
Artista paraense que investiga a relação entre retrato e identidade, tendo como foco o homem amazônico, Éder Oliveira estará no Instituto Ling nesta semana (de 9 e 13 de setembro) para uma intervenção artística inédita na parede de entrada do centro cultural. Quem passar por lá vai acompanhar gratuitamente a criação da nova obra, acompanhando ao vivo o processo do pintor, que fará um mural de grandes dimensões, ocupando um espaço com 6m de largura e quase 3m de altura. Finalizado o trabalho, Éder se reunirá com o público no próximo sábado (14/9) às 11h, para comentar a experiência em um bate-papo. O mural poderá ser visitado até o dia 14 de novembro, com entrada franca e sincera.
TANGOS E TRAGÉDIAS
Nascido no pequeno palco do Bar IAB, em Porto Alegre, numa apresentação para pouco mais de cem pessoas em 1984, Tangos e Tragédias está de volta! No aniversário de 40 anos da Sbornia, a ilha flutuante atraca em Porto Alegre trazendo os personagens Kraunus (Hique Gomez) e o saudoso Maestro Pletskaya (Nico Nicolaiewsky) com a nobre missão de ajudar os profissionais do audiovisual gaúcho atingidos pelas enchentes de maio. De Aloisio Rocha, o documentário Tangos e Tragédias para Sempre é o único registro completo nos 29 anos de carreira da dupla e terá apresentação única no dia 13 de setembro, às 20h, no Theatro São Pedro. O filme foi produzido a partir de duas câmeras e cinco gravações realizadas do espetáculo no TSP, durante a sua 12ª temporada, em 1997. A ideia é trazer de volta aquele momento e mostrar para as novas gerações a delicadeza deste espetáculo único da arte teatral gaúcha.