C

Caio do Céu, bruxaria solta & a portuguesa Maro

Amamos ver 1

Caio do Céu; Caio em Construção

Versão pocket do espetáculo Caio do Céu, um dos sucessos da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, Caio em Construção transmite a mesma intensidade em roteiro, interpretação e mergulho no universo visceral da obra do escritor gaúcho. Apresentado por Deborah Finocchiaro e Kiti Santos no Café Mal Assombrado, estabelecimento temático no coração do Centro Histórico de Porto Alegre, a homenagem a Caio Fernando Abreu é feita por meio de crônicas, cartas, poemas, depoimentos, música ao vivo e projeções de entrevistas com o próprio autor.

A produção nos coloca junto de um Caio consciente da iminência da morte e aceitando a própria finitude – muitas vezes com humor e escárnio. Sua obra traz questões atuais, como o mal-estar do homem que se quer livre diante de uma sociedade fraturada, conservadora e preconceituosa. Ali se vê um biógrafo da condição humana, que nos deixou precocemente em fevereiro de 1996, aos 47 anos, por complicações decorrentes do vírus HIV, dando espaço aos diferentes que não se ajustam e questionam. 

Caio do Céu, que estreou no Porto Verão Alegre em 2017 e vem circulando o país em turnês, apresentações em mostras e festivais, voltará aos palcos gaúchos no próximo verão. Em 2023 teve sua bem sucedida estreia internacional participando da 29ª edição do FINTA – Festival Internacional de Teatro da ACERT na cidade de Tondela em Portugal.

Amamos ver 2

Baila Comigo; baila bem cedinho

Dizem que as rainhas nunca perdem a majestade. E assim é a com nossa Katia Suman, comunicadora patrimônio da cidade e realizadora de uma das festas mais dissonantes dos últimos tempos: a Baila Comigo, direcionada ao público 50+, que começa na hora do café da tarde e acaba na hora da Cinderela ir pra casa. Em mais uma edição no último sábado, a reunião encheu os salões do Bar Ocidente de paetês, discoteca, pop rock e o melhor da MPB. 

Amamos ver 3

Na sequência, o casarão do Bom Fim reabriu para quem baila mais tarde. Foi a Late Bar mais assustadora do ano, recheada de bruxos, malévolas, catrinas e mascarados de todos os tipos. Pra quem perdeu, tem mais Ocidente à fantasia nesta sexta, 2/10, na RockWork Clube de la Lucha, a partir das 22h.

———————————————————

Atrações culturais:

Outubro

Quarta, 30

Humberto Gessinger, em pocket show beneficente em prol da Associação de Peito Aberto, para apoiar o tratamento de crianças com doenças respiratórias graves. Evento com apresentação de Luciano Potter, show de abertura com a banda Black Velvet e live paiting com Mauro Vila Real. Às 20h, no Grezz, Floresta.

Adega de Lamúrias, espetáculo da Plural Companhia de Dança, em que os bailarinos Pedro Coelho e Maurício Miranda entrelaçam bate-papo, dança e desabafos no ambiente de um bar. Às 20h, na Sala Álvaro Moreyra, com sessão também na quinta, mesmo horário.

Fronteiras do Pensamento, com a conferência do premiado escritor e historiador britânico Simon Montefiore, especialista em história russa e judaica. Às 20h, Teatro Unisinos, Boa Vista.

Alma que Baila, espetáculo de dança que traz o Flamenco e o Transfordance como algumas das linhas condutoras, além de uma diversidade de ritmos e músicas com bailarinos de diferentes idades e raças. Autoria de Cadica Costa e direção cênica de Everson da Silva. Às 20h, no Teatro Túlio Piva, Cidade Baixa.

We are on Tour 2024, maior turnê de Punk Rock da América Latina, com duas atrações internacionais: Face To Face (USA) e A Wilhelm Scream (USA), mais abertura da banda gaúcha Rotentix. A partir das 19h30, no Opinião, Cidade Baixa.

Quinta, 31

Nouvelle Vague Live Brasil, coletivo francês que comemora duas décadas com o lançamento do álbum Should I Stay Or Should I Go? em turnê mundial. Às 21h, no Auditório Araújo Vianna.

The Travellers, banda criada há mais de 25 anos, apresenta versões de grandes clássicos do country-rock, relembrando o estilo dos anos 1970. Às 21h, no Grezz, Floresta.

Diego Lopes & Os Dínamos, em edição única e especial do espetáculo Rockshow – Um Tributo a Paul McCartney, em que interpretarão na íntegra o disco de Paul McCartney & Wings, Band On The Run, que completa 50 anos em 2024. 

Grupo Avalon, em espetáculo especial de Dia das Bruxas, apresenta uma experiência imersiva na ancestralidade da cultura celta, através da música e com instrumentos originais. Às 21h, no Café Fon Fon, Farroupilha.

Porto Alegre Mal Assombrada, palestra com o pesquisador, músico e escritor André Hernandez Neto sobre lendas urbanas, mistérios e segredos macabros da capital dos gaúchos. Às 19h, no Teatro dos Vampiros, segundo andar do Café Mal Assombrado, Centro Histórico.

Halloween no Planetário, em sessões na Cúpula para o público adulto, com passeio histórico do princípio da astronomia aos grandes telescópios atuais e o nosso Sistema Solar, conhecendo um pouco mais de cada planeta. Às 17h e às 19h.

Os Garotin de São Gonçalo, turnê do trio carioca com mais de 30 milhões de plays nas plataformas de streaming, levando o público de volta aos bailes blacks da década de 70, no lançamento de  seu primeiro trabalho de estúdio. Às 22h, no Opinião, Cidade Baixa.

Halloween Fora da Lei, com Alexia & The Old Sinners, em noite à fantasia com o melhor do rock, open de espumante e promo de Happy Hour de cervejas artesanais. Às 20h30, na Cervejaria Fora da Lei, Passo d’Areia.

Suíte Tom Jobim, espetáculo que traz a obra do compositor através da música coral do grupo Expresso 25, com arranjos instrumentais de Pablo Trindade e trabalho cênico de Deborah Finocchiaro. Às 20h, no Theatro São Pedro.

Novembro

Sexta, 1º

Ana Frango Elétrico, indicada ao Grammy Latino e finalista do Prêmio Multishow, volta a Porto Alegre com mais um show do disco Me Chama de Gato que Eu Sou Sua, além de canções dos seus outros dois álbuns. As 21h, no Opinião, Cidade Baixa.

Sagração da Primavera, concerto da Ospa com regência de Paolo Bartolameolli e  Joseph Alessi como solista no trombone. No programa, Chick Corea, concerto para trombone, e Igor Strawinsky, Sagração da Primavera. Às 20h, na Casa da Ospa, Praia de Belas.

Prazer, CRÊ TINAS ~Avoando com Fernando Corona~, música, humor, sarcasmo e histórias com irreverência em show com canções autorais e clássicos da MPB, com participação especial dos artistas Cláudio Levitan e King Jim.  Às 21h, no Grezz, Floresta.

Festa Halloween do Plaza HUB, em apoio à campanha do Outubro Rosa com lucro revertido ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, com show da banda Os The Sempre e concurso de fantasias com premiação. Às 21h, no Plaza São Rafael Hotel, Centro Histórico.

NÓS, performance teatral da Nós Cia de Teatro, reunindo quase 100 artistas de diferentes linguagens e trajetórias, com direção de  Everson Silva. Às 20h, no Theatro São Pedro, com sessões também no sábado, às 20h, e domingo, às 18h.

MC Jean Paul, principal nome do funk gaúcho que está completando 22 anos de carreira em apresentação com  dois convidados especiais de referência ao pagode dos anos 90; as bandas Novo Extima e Grupo do Bola. Às 23h, no Opinião, Cidade Baixa.

Sábado, 2

Céu lançando “Novela”, sexto álbum autoral da cantora e compositora que é um dos principais nomes da música brasileira, vencedora de três Grammy Latino, trazendo influências de MPB, samba, hip hop, afrobeat, jazz e R&B. Às 21h, no Opinião, Cidade Baixa. 

Tonho Crocco: Tributo a Tim Maia, com o grupo que se tornou referência nas homenagens ao icônico cantor e compositor, com shows em todo o Brasil, Europa e Nova York. Às 21h, no Grezz, Floresta. 

Rosa Tattooada, super show com a banda em noite recheada de hits. Às 21h, no Nosso Tap Room, São Geraldo. 

Lulu Santos, em show da turnê “Barítono”, em repertório repleto de sucessos que também celebra os seus 70 anos de vida e as suas cinco décadas de carreira.  às 21h, no Araújo Vianna.

Thiago Colombo, em apresentação ao violão de oito cordas e, no repertório, composições próprias e peças de Abel Fleury, Dilermando Reis, Octávio Dutra, Radamés Gnatalli, Barbosa Lessa e de Thiago Colombo. As 21h, no Café Fon Fon, Farroupilha.  

Balonê, festa que toca o melhor dos anos 80 & 90, com os DJs Tais Scherer, Roger Lerina, Banana, e Feijão. Às 22h, no Ocidente, Bom Fim.

Baile da Work de Halloween, 2ª edição da festa, à fantasia ou all black. A partir das 23h59, na WorkRoom/Cine Theatro Ypiranga, Floresta.

Opinião Caliente, Noche de los Muertos, a maior balada latina de Porto Alegre faz uma parada no México para celebrar o Dia de Los Muertos; Show com Romero (Colômbia), Jaciara (Con Ganas), Dj Lopez (Uruguay), Dj Tchukamira e Dj Canepa. Tem rodada de tequila e make de Catrinas. Às 23h, no Opinião, Cidade Baixa.

Caminhada Cultural no Cemitério Santa Casa, passeio que evidencia aspectos históricos e artísticos sobre a fabricação de monumentos funerários e trajetórias de personalidades que marcaram a história da cidade. Às 16h, no Cemitério da Santa Casa, Azenha.

Domingo, 3

Lisístrata – A Greve do Sexo, comédia de Aristófanes onde as mulheres gregas se unem pela paz, em uma estratégia ousada para encerrar com a Guerra do Peloponeso. Direção de Nilton Filho e Hyro Mattos. Às 20h, no Teatro Nilton Filho, Menino Deus. 

MARO – The Trio Tour, espetáculo da cantora portuguesa que volta este ano ao Brasil, acompanhada por Dario Barroso e Pau Figueres, dois prezados violonistas da Catalunha, em formato acústico, com influências do folk, pop, jazz e world. Às 20h, no Opinião, Cidade Baixa.

Banda Djavú, em apresentação ao vivo com um repertório vibrante que mistura pop, rock e ritmos brasileiros. A partir das 18h, na WorkRoom/Cine Theatro Ypiranga, Floresta.

Nosso Tap Reggae, com Marcelo Banana, da banda Canamaré, com os hits que marcaram toda uma geração regueira no Rio Grande do Sul, e presença de MuMu da Nayah. Às 20h, no Nosso Tap Room, Quarto Distrito.

The Choice Teen Halloween, festa à fantasia para o público de 12 a 17 anos, com shows de MC Boladin 21. Às 15h, no Pepsi on Stage, Anchieta.

Amazônia – Um Olhar Sobre a Floresta, espetáculo para jovens e crianças que reúne teatro, dança, artes visuais e música para contar a história de animais que perdem seus ambientes naturais em razão da destruição da natureza. Às 15h, no CHC Santa Casa, Centro Histórico.

Segunda, 4

A vida é Freud, stand-up comedy com Rick Silveira, que fala sobre questões psicológicas, de forma engraçada e divertida. O show é voltado para quem já passou por algum tipo de trauma psicológico, seja ansiedade, depressão, bipolaridade, entre outros.

Surto – um fauno em suspenso, celebrando os 40 anos da Cia GEDA de Dança Contemporânea, o espetáculo mistura circo e teatro, explorando a complexa psique do lendário bailarino Vaslav Nijinski, um dos maiores nomes da dança ocidental. Às 20h, no CHC Santa Casa, com apresentação também na terça no mesmo horário.

XV Festival de Violão da UFRGS, com participação da Orquestra Filarmônica UFRGS. No programa, obras de Guilherme de Mesquita, Joaquin Rodrigo, Guerra-Peixe e Daniel Wolff. Regência do maestro Carlos Völker-Fecher. Às 19h, no Salão de Atos da UFRGS. 

Terça, 5

Pedrinho Figueiredo e Leandro Maia, apresentando o show Quarto de Século, que marca os 25 anos de colaboração entre dois gigantes da música brasileira, no formato intimista de duo. Às 21h, no Grezz, Floresta.

Playground, exposição de Caru Brandi e Laura Moreira, combinando cerâmica, gravura, escultura e instalações, os artistas criam fábulas que exploram corpos disformes e metamorfoses. Aberta até 10 de dezembro, no CHC Santa Casa, com visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h30. 

Bá+Rolê

Por Betine De Paris e Cristina Lac, jornalistas

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.