Ator, diretor, roteirista e autor, Matheus Nachtergaele receberá hoje o Troféu Oscarito na 52ª edição do Festival de Gramado. A honraria especial será entregue no Palácio dos Festivais a um dos maiores nomes das artes brasileiras. O paulistano começou a carreira no Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho e na companhia Teatro da Vertigem, com O Livro de Jó, de 1995. A estreia no cinema foi em 1997 com dois filmes antológicos: o clássico gaúcho Anahy de las Misiones, de Sérgio Silva, e O que é isso, companheiro?, de Bruno Barreto, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Internacional. A estreia na TV Globo foi no mesmo ano na minissérie Hilda Furacão. Protagonizou a minissérie O Auto da Compadecida (1999), posteriormente lançada, em formato reduzido, para os cinemas, rendendo-lhe o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Ator. Nachtergaele também é conhecido por trabalhos como Central do Brasil (1998), Amarelo Manga (2002) e Febre do Rato (2011), e muitos outros projetos para a TV, como Sob Pressão (2017), Cordel Encantado (2011) e Todas as Mulheres do Mundo (2020). Em 2024, Matheus retornou às produções cinematográficas como João Grilo, personagem emblemático de sua carreira, para a continuação de O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, que estreia nos cinemas no dia 25 de dezembro.
No ano de 2002, participou de outro clássico do cinema nacional: Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, que concorreu ao Oscar em quatro categorias. Atrás das câmeras mostrou um novo talento ao dirigir A Festa da Menina Morta. O longa foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, e venceu os prêmios de Melhor Ator, Melhor Fotografia, Melhor Música, Melhor Filme do Júri Popular e prêmio da crítica no Festival de Gramado. Também em 2008, a obra ainda arrematou os prêmios de Melhor Direção de Ficção e Melhor Ator no Festival do Rio.
Ano passado, durante a 51ª edição do Festival, teve sua passagem eternizada na Calçada da Fama da cidade. Matheus possui indicações e vitórias nos mais importantes festivais e premiações do cinema brasileiro e mundial: Festival de Cannes, Prêmios Platino, Festival de Cinema de Lisboa, Uruguay International Film Festival, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Festival do Rio, Festival de Brasília, Cine Ceará e Cine PE são alguns exemplos.
Confira a programação completa em www.festivaldegramado.net. Os ingressos para as sessões noturnas do evento seguem disponíveis para compra e podem ser adquiridos diretamente no site www.festivaldegramado.net ou presencialmente na Gramado Official Store (Praça Major Nicoletti). Para as sessões de 9 a 16, o ingresso custa R$ 160,00. Já para a grande cerimônia de entrega dos Kikitos no dia 17, o acesso ao Palácio dos Festivais tem valor de R$ 270,00.
As mostras de Curtas e Longas Gaúchos, realizadas vespertinamente a partir das 14h no Palácio dos Festivais, são gratuitas, assim como as reprises matutinas que iniciam às 8h30 com os filmes de longa-metragem brasileiros exibidos na noite anterior . A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado começou ontem e vai até o dia 17 de agosto.
Pressphoto