Á frente de oito projetos gastronômicos em São Paulo e no Rio Grande do Sul, o chef gaúcho Marcos Livi assina a “cozinha de altitude”, instalada em uma casa de frente para o Malacara, em Santa Catarina.
Uma casa, duas suítes, lençóis perfumados, chuveiro quente e uma cozinha funcionando em tempo integral onde os chefs manipulam produtos frescos para dar vida a pratos surpreendentes criados pelo chef Marcos Livi. Desta vez, o “homem do fogo” tem o ar como elemento de conexão no cardápio. E é justamente o ar que pode faltar ao chegar no Vistta, um restaurante com hospedagem debruçado nos Cânions, em Praia Grande, a menos de duas horas de Porto Alegre.
Sede do geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, patrimônio geológico de relevância internacional, Praia Grande é lugar de balonismo, cavalgadas e de turismo de aventura. E há sete meses, ganhou uma “cozinha de altitude” que que é uma verdadeira “experiência gastronômica”. Na chegada, o “pirulito de costela” e a “terra comestível” já dão o tom do que se pode esperar à mesa. As entradas surpreendem e são várias. Vão abrindo caminhos para uma refeição com sabores diferentes e criativos. O filé-mignon “El Trapo” está entre os principais, feito com técnica ancestral de cocção. A carne é enrolada em um pano e jogada no fogo. O polvo é cozido dentro de uma taquara e tudo é acompanhado pelo cliente na cozinha aberta. O sorvete natural de banana com raspas de limão e o cacau são dicas de sobremesa. E o cafezinho, já batizado de “Café iCloud”, é servido com uma nuvem de algodão doce em uma estrutura sobre a xícara.
Instalado no sítio Azimuth, o Vistta está em uma área preservada de 60 hectares, com o visual estonteante para o conjunto de cânions. O lugar era a casa dos paulistas Régis e Carolina Duchêne, que decidiram abrir mão da residência para iniciar o projeto de restaurante e hospedagem, com a mentoria de Livi. São duas acomodações exclusivas: suíte Sabiá casal e suíte Saíra solteiro e as reservas podem ser feitas para todos os dias. Marcos Livi é um empreendedor bem-sucedido da gastronomia. Na capital paulista, assina os bares Verissimo, Quintana, Brique, Napoli Centrale e FFBurger. Também é proprietário do Parador Hampel, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. No Vistta, ele conta com o talento do chef Diego Goulart que, além da mesa, cuida do telhado verde, onde busca os temperos.
Há ainda passeios a cavalo, trilhas e os voos de balão opcionais para quem está por lá. A sala, as duas cozinhas abertas e a grande varanda ficam próximas das acomodações exclusivas que oferecem café da manhã, banho com chuveiro a gás, lençóis de fios egípcios, toalhas 100% algodão, frigobar, TV a cabo, máquina de café, wi-fi e vista divina para os cânions.
O nome da propriedade, Azimuth, é de origem árabe, do século 13, significa o lugar para onde se olha. O sítio conta com um açude natural, já foi a residência de uma família e agora é a sede da proposta gastronômica. Os proprietários do Azimuth fizeram um estudo ambiental físico, biótico e antrópico do sítio e da região com a intenção de conhecer e preservar a área. O trabalho tem 647 páginas em 3 volumes e deve virar livro.
Radicado em São Paulo há 30 anos, Marcos Livi assina o Grupo Bah, uma rede de empreendimentos que valoriza a cultura gaúcha na capital paulista. Também é proprietário do Parador Hampel, em São Francisco de Paula, hospedagem centenária, onde apresenta o menu do restaurante Ana Terra e o A Ferro e Fogo, uma experiência ao redor do fogo aos domingos e que também percorre o país.
A cidade de Praia Grande fica no extremo sul catarinense e é a sede administrativa do Geoparque da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, um Patrimônio Geológico de relevância internacional. No mundo, existem 177 geoparques em 46 países. O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul está em dois estados (RS e SC) e em sete municípios: Cambará do Sul, Praia Grande, Mampituba, Torres, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Morro Grande. São 2,830 quilômetros de paisagens como o parque da Guarita e os cânions Itaimbezinho, Fortaleza e Malacara. Mais informações no instagram Reservas: instagram: @vistta_sc
Por Lúcia Pires, jornalista
Foto Anelise Zanoni