De fato, é muito freqüente essa pergunta entre pacientes jovens e adultos. Todos querem se ver livres dos brackets colados nos dentes ou da troca e re-troca das placas de alinhadores.

Existem casos em que o tratamento interceptativo é feito ainda na dentição mista, o qual é seguido de ortodontia fixa na dentição permanente. Assim, o tempo total é ampliado. O banho de água fria é que quando termina é necessário um período para contenção. Quando acaba o tratamento e a força ortodôntica é removida, as células envolvidas na biologia do movimento ortodôntico requerem um tempo até voltarem ao normal. Durante esse tempo, os dentes devem ser contidos na posição do último dia de tratamento.

Algum movimento indesejado pode ocorrer, mas com a contenção reduz o risco de modificação do resultado final. Na arcada inferior, a contenção inferior deve ser prolongada. Geralmente, o paciente pergunta: até quando? Eu repondo: se está tudo certo, siga prolongando! Na arcada superior, eu indico 6 meses contenção removível em período integral e 6 meses para dormir, no total de 1 ano. Alcançar dentes com relações normais que permitem adequada mastigação, fonação e sorriso estético ao final do tratamento, é o maior benefício para os pacientes. Assim como a liberdade, a manutenção da oclusão normal, alcançada por ortodontia, requer atenção permanente. Terminar o tratamento ortondôntico é uma conquista e tanto. Disciplina e força de vontade do paciente, que acaba sempre premiado e feliz no final.

Por Fernando Martinelli de Lima, mestre e doutor em ortodontia pela UFRJ

Foto Pixabay

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.