Entre os próximos dias 14 e 17, o programa de educação musical Brasil de Tuhu realiza, pelo segundo ano consecutivo, uma itinerância em Rio Grande, levando quatro concertos didáticos com o Quarteto Radamés Gnatalli a alunos de escolas públicas e vivências musicais gratuitas para os professores. Estas atividades ocorrem na EMEF Cipriano Porto Alegre (Rua Irmã Otilia 229, Vila Rural), enquanto os concertos ocorrem em diferentes escolas do município.
Com a missão de ampliar a educação musical no país, o programa Brasil de Tuhu nasceu em 2009 e já beneficiou mais de 15 mil alunos e professores de 140 escolas públicas em 36 municípios de 17 estados. Neste mês, passará ainda por Ipojuca (PE), Salvador (BA), Santos, Santo André e Guarujá (SP). Em setembro, as atividades acontecem em Belém (PA) e, em outubro, nas cidades de Rio de Janeiro e Niteroi (RJ). Com direção cênica do compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala (responsável, entre outras, pelas trilhas sonoras das minisséries Hoje é Dia de Maria, Capitu e Sítio do Pica-pau Amarelo), os concertos possuem roteiro dinâmico e interativo.
Além de assistir às apresentações, estudantes também têm a oportunidade de participar, conhecendo instrumentos como violino, viola e violoncelo, e interagir com os músicos e a atriz Verônica Bonfim em brincadeiras musicais que trabalham noções de ritmo, harmonia e melodia. “Nosso objetivo, com o programa de educação musical Brasil de Tuhu, é incentivar o ensino da música para crianças e jovens e, para isso, desenvolvemos uma série de ações que envolvem também os educadores”, explica a coordenadora pedagógica Carla Rincón, musicista do Quarteto Radamés Gnattali. Saiba mais em www.brasildetuhu.com.br.
Fotos: Divulgação