Em sua oitava edição, o projeto Gaúchos em Cena tem o patrocínio da Braskem e homenageia a atriz, pesquisadora e encenadora teatral Tânia Farias, grande personalidade das artes cênicas no Rio Grande do Sul e atuadora da tribo Ói Nóis Aqui Traveiz há mais de duas décadas. Intitulado O teatro é um sacerdócio, o livro tem pesquisa e autoria do jornalista e crítico teatral Fábio Prikladnicki, doutor em Literatura Comparada pela Ufrgs, repórter e colunista do jornal Zero Hora.
O lançamento da obra acontece nesta quarta-feira (28), às 19h, no Centro Municipal de Cultura, em Porto Alegre, na mesma semana em que são comemorados o Dia Mundial do Teatro e o aniversário de 40 anos do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz. O evento, com entrada franca, terá bate-papo entre o autor e a homenageada mediado por Fernando Zugno, coordenador-geral do Porto Alegre em Cena, seguido de sessão de autógrafos. Na ocasião, Tânia também mostrará, pela primeira vez, um ensaio musical que integra parte de sua pesquisa para a criação do trabalho Violeta Parra – uma atuadora!, em parceria com o músico Mário Falcão.
“O livro oportuniza ao público conhecer novas dimensões do fazer artístico e do pensamento de Tânia, que é um dos maiores talentos do teatro brasileiro. Ela revela os bastidores da criação de seu trabalho e do Ói Nóis Aqui Traveiz, assim como expressa suas visões sobre arte, vida, política, feminismo e espiritualidade. Assim como eu, acredito que os leitores descobrirão informações e opiniões que os farão admirar ainda mais o trabalho dela”, conta Prikladnicki. “É muito bacana receber este reconhecimento pelo trabalho que estamos fazendo no Ói Nóis Aqui Traveiz, coletivo com vocação extremamente generosa, que compartilha tudo, sempre. Me sinto privilegiada por ter construído minha trajetória junto com esse grupo e, neste momento em especial, por estar sendo homenageada nesse livro, contando minha história como atuadora, como mulher de teatro. Eu desejo que o livro possa inspirar outras mulheres e homens a perseverar no caminho do teatro, porque acredito que o teatro é fundamental, é o inútil imprescindível“, revela Tânia.
Destacando o acesso ao conteúdo de forma gratuita, democrática, acessível e descentralizada, a obra será distribuída sem custos para o público interessado e estará também disponível para download no site do Porto Alegre em Cena a partir de quinta-feira (29). Além disso, 100 exemplares serão destinados a escolas da rede pública do município, localizadas em zonas periféricas e que participam dos projetos de formação de plateia Inclusão em Cena e Sábado em Cena.