Chega ao Theatro São Pedro o espetáculo Histeria, mais recente produção dirigida por Jô Soares, que fica em cartaz de sexta-feira (12) a domingo (14). Escrita em 1993, a comédia teatral do autor britânico Terry Johnson ganhou direção de John Malkovich e sua montagem foi aclamada em diversos países da Europa. Depois de assistir e se encantar com a montagem em Paris, Jô traduziu o texto e dirige a versão brasileira da peça. Com Pedro Paulo Rangel, Cassio Scapin, Erica Montanheiro e Milton Levy, Histeria é uma comédia delirante causada pelo encontro do pai da psicanálise, Sigmund Freud, e o mestre do surrealismo, Salvador Dalí.
O encontro, que realmente ocorreu em Londres em 1938, inspirou o renomado dramaturgo inglês a criar a peça, que revela as certezas de Freud questionadas por duas outras personagens, enquanto a obra de Dalí é satirizada numa visão auto parodiada dele próprio. O psicanalista, já padecendo de uma doença incurável e à beira da morte, recém havia escapado do nazismo. Entre diálogos inteligentes, situações farsescas, ritmo frenético e até alucinações, surge uma das “encruzilhadas” do texto: retirar a essência do mito é minar o fundamento da fé?
A montagem estreou em maio no Teatro Tuca, em São Paulo, e Porto Alegre será a primeira cidade a conferir o espetáculo após a temporada de lançamento. Confira os ingressos disponíveis.
Fotos: Priscila Prade