No filme “Simonal”, uma personagem pode ser descoberta: Tereza Pugliesi. Nas telonas, quem dá vida à ex-mulher do cantor é a atriz Ísis Valverde. Prestes a dar à luz Rael, seu primeiro filho, Ísis conta que, durante a preparação para o filme, não teve contato com a Tereza da vida real.
“Ela é uma mulher muito reservada; mora com a filha; passou por muita coisa — não gosta de fazer alvoroço em torno da vida pessoal dela. Então, minha construção de personagem se deu a partir dos relatos dos filhos. Quer fonte mais segura e terna?! Acabei descobrindo uma mulher e mãe incrível dentro da história toda”, conta Ísis Valverde.
Tereza foi apresentada a Simonal numa das sessões do Clube do Rock, show capitaneado por seu noivo à época, o produtor e compositor Carlos Imperial (1935-1992). Imperial acompanhou de perto o início de carreira de ícones como Erasmo e Roberto Carlos — era de Cachoeiro do Itapemirim, mesmo município do Rei —, forjando o gênero da “pilantragem” na música brasileira e valorizando com floreios sua imagem pessoal folclórica de “pegador” da mulherada. Em seu primeiro compacto, o cantor lançou a música “Terezinha”, em homenagem à musa.
A bela Tereza, quando viu Simonal, contudo, apaixonou-se perdidamente, e ele por ela — até que, certo dia, “partiu para o ataque”! Chamou em um canto aquele negro, lindo e charmoso até o último fio de cabelo, e profetizou: “você vai casar comigo, e eu vou ter três filhos seus”. E, à beira do altar, Tereza largou o noivo, correndo para os braços de Simonal! Casaram-se em outubro de 1963. Nos anos seguintes, nasceram Simoninha, Patrícia e Max — o trio de filhos do casal. No ano de 2000, quando Simonal estava hospitalizado, prestes a falecer, Tereza foi visitá-lo. Ouviu do ex-marido: “você foi o amor da minha vida”. Tereza sacudiu a cabeça de forma positiva, concordando com ele como quem diz: “a recíproca é verdadeira”.
Por Andréa Lopes
Pingback:Fabrício Boliveira, o Roberval de Segundo Sol, interpreta cantor Simonal no cinema - Revista Bá