Amamos ver…
Carlinhos Carneiro, o último frontman do rock gaúcho (foto)
Legítimos frontmans aparecem mais escassos desde o século passado, mas eles ainda vivem, com sua inconfundível presença de palco e arrebatando um regimento de fãs incondicionais.
Vocalista enérgico, compositor inventivo, dançarino carismático e saltitante, Carlinhos Carneiro reviveu as músicas da Bidê ou Balde na noite da última quinta-feira (7/11) em show no galpão do Fuga Bar Quarto Distrito, celebrando os 25 anos da icônica banda gaúcha.
Bem acompanhado da banda “Os Animais” e contanto com alguns dos membros originais do grupo, o músico porto-alegrense, que também é escritor, ator e jornalista, comandou uma apresentação intensa, como fazem os frontmans de verdade.
Desceu do palco e cantou com a plateia, contou histórias e fofocas, subiu em mesas, dividiu lembranças e até sentou no chão para um momento fofo e intimista entre os seu hits confirmados, como “Mesmo que mude”, “Melissa”, “Bromélias”, “Cores bonitas” e “É preciso dar vazão aos sentimentos.
Deu para matar a saudade do estilo britpop-new wave-pós-punk que alçou a Bidê ao cenário nacional – entre 2000 e 2015, foram cinco álbuns e três EPs.
—————————————————–
Olha aí quem vem passando…
Ela mesma, a nossa Agenda Cultural desta semana.
Vem conferir as dicas:
Novembro
- quarta, 13
Revisiting Creedence, show com a atual formação da banda, quarteto que mantém o legado de uma das principais referências do rock norte-americano dos anos 60 e 70, tocando todos os clássicos. Às 21h, no Auditório Araújo Vianna.
Marguerite Silva – Especial Nina Simone, um tributo poético-musical que celebra a força ativista e a doçura romântica de uma das mais importantes cantoras dos Estados Unidos. Às 21h, no Grezz.
Pedro Tagliani Quarteto, em show especial de comemoração ao seu aniversário, com uma seleção de composições próprias e das que foram destaque junto ao consagrado guitarrista americano Pat Metheny. Às 21h, no Espaço 373, Floresta.
Tributos The Offspring e Green Day, com as bandas Offsplinter e Vallengrace na Quinta Tribute. Às 22h30, no Divina Comédia, Cidade Baixa.
Encontros Bom Fim, em sua 9ª edição, com o encontro da escritora Ilana Lehn com o violonista Yanto Laitano. Às 20h, no Espaço Nave, Rio Branco.
Florbela, à margem de um poema, espetáculo com a construção de uma dramaturgia original que permeia poesias, contos, cartas e textos do diário da escritora e poeta portuguesa Florbela Espanca (1894-1930) e que surge no ano em que se comemoram os 130 anos de seu nascimento. Às 19h30, na Sala Álvaro Moreyra.
Tipo Assim, comédia teatral com o ator Terence Boeira da Silva, que se transforma em vários personagens para narrar situações do cotidiano. Às 20h, no Teatro da Hebraica, Bom Fim.
- quinta, 14
Duca Leindecker, comemorando 20 anos da gravação e lançamento do DVD acústico da Cidadão Quem, em show com o repertório integral do disco. Às 21h, no Araújo Vianna, Parque Farroupilha.
Wander Wildner, em seu show Canções Iluminadas de Amor Incondicional, incluindo sucessos de sua trajetória e versões de clássicos nacionais e internacionais que estarão em seu próximo album. Às 21h, no Theatro Fuga, Centro Histórico.
Brum Big Band, consagrada formação das grandes bandas de jazz, mas com estilo brasileiro e tendências contemporâneas no repertório. Às 21h, no Espaço 373, Floresta.
The Morettis: Tributo aos Strokes, atração da Quinta Pop Rock com os clássicos do grupo nova-iorquino. A partir das 18h, no Fuga Bar, Floresta.
O melhor do Grunge – Banda Idade Insana, tocando clássicos do rock dos anos 90, homenageando Pearl Jam, Alice in Chains, Stone Temple Pilots, entre outros, em show na Quinta Tribute. Às 21h, no Divina Comédia, Cidade Baixa.
Diablo Fuck Show, experiência que transporta para autêntico saloon do velho oeste, repleto de cowpunk e country escrachado, com performances de Mono no Banjo e Voz, Arthur no Rabecão, Cássio Medeiros no Violão e Voz, e Barbeiro na Gaita de Boca. Às 20h30, na Cervejaria Fora da Lei, Passo d’Areia.
Seu Cuca & Dibob, show do grupo que é um dos principais representantes da cena surf music do Brasil, lançando o álbum “Caminho para o Sol”, seguido da banda carioca de pop punk. A partir das 22h30, no Opinião, Cidade Baixa.
Samba Tri, show marcando o evento Cais no Pagode e a reabertura do espaço após seis meses. A partir das 18h, no Cais Embarcadero, Centro Histórico.
Fernando Pedrosa Xaveca a Plateia e Bebe Vinho, espetáculo com o humorista nascido em São Paulo que performa nos principais clubes de comédia do Brasil. Às 20h, no Teatro da AMRIGS, Partenon.
Enfermeiro Sincero – Entre Seringas e Risos, com Eduardo Stall, em show que mistura humor baseado em plantões hospitalares e realidade cotidiana. Às 20h30, no Teatro Hebraica, Bom Fim.
- sexta, 15
StoneRS: Tributo aos Rolling Stones, em uma noite inteira dedicada à banda britânica, que completa 62 anos de estrada, com Ricardo “King Jim” Cordeiro (Garotos da Rua); Márcio Petracco (TNT); Fábio “Muscklinho” Ly (Bandaliera); Gabriel Guedes (Pata de Elefante); Rica Sabadini (Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense) e Marcos Vinicius (Gogo Duendes). As 21h, no Grezz, Floresta.
Matheus Alves, violonista e compositor, que lança seu álbum de 20anos de trajetória na música, com a participação de grandes instrumentistas da música regional e passeando por ritmos gaúchos e latino-americanos. As 21h, no Café Fon Fon.
Phornax Fest II, festival de rock metal com as bandas Phornax, Wishmoon – Nightwish Cover e Prowlers – Iron Maiden Cover. A partir das 19h30, no Teatro de Câmara Túlio Piva, Cidade Baixa.
Fresno, em show de lançamento do disco “Eu Nunca Fui Embora”, canções novas e clássicos da sua trajetória. Às 21h, no Araújo Vianna.
Mr. Soul – Tributo à Amy Winehouse, show da banda liderada por Kelly Carvalho trazendo a essência da estrela que redefiniu o soul, o jazz e o R&B. Às 21h, no Grezz, Floresta.
Tuyo, trio de afrofuturismo, folk-pop e música ambiente, em show do novo álbum, “Paisagem”. Às 21h, no Opinião.
Mettal Gods, show homenageando grandes clássicos do rock internacional, como AC/DC, Iron Maiden, Black Sabbath, Metallica e mais. Às 23h30, no Divina Comédia, Cidade Baixa.
Tributo Cazuza: Vida, espetáculo de teatro musical que celebra a vida e o legado do poeta e cantor, com banda ao vivo, personagens, origem das músicas e lembranças do artista. As 20h, na Zona Cultural, Centro Histórico.
Pronto! Socoorro!, comédia sobre a área da saúde, com o ator Diego Besou, interpretando um enfermeiro desorientado e demais personagens. Às 18h, no Teatro CIEE-RS.
- sábado, 16
Especial Divas do Pop, com a cantora Stephanie Lii, conhecida especialmente por sua interpretação de Adele, apresentando grandes hits de nomes do universo pop, como Aretha Franklin, Céline Dion e Whitney Houston. Às 21h, no Grezz, Floresta.
Alcione, retornando à capital gaúcha com o espetáculo que celebra seus mais de 50 anos de carreira. Às 21h, no Auditório Araújo Vianna.
Riffmaker – Clássicos do Rock, em tributo a grandes artistas, como Bon Jovi, Queen, Linkin Park, Deep Purple e outros. Às 23h30, no Divina Comédia, Cidade Baixa.
Sarah Onde Dói – Purificade, espetáculo performativo baseado nas cinco peças da dramaturga britânica Sarah Kane, mesclando teatro-performance com intervenções em vídeo. Às 19h, no Café Mal Assombrado, Centro Histórico.
- domingo, 17
“I Belive” no Cinema, espetáculo de dança que retrata a luta entre a harmonia da natureza e a ganância humana, despertando uma reflexão sobre a necessidade urgente de proteger o planeta. As 10h, na Cinemateca Paulo Amorim da CCMQ, Centro Histórico.
O que se vê ao fechar os olhos, experiência sensorial com provocações sonoras, táteis e motoras, olfativas e dramáticas. Sessões às 14h, 16h10 e 17h40, no Teatro Carlos Carvalho da CCMQ, Centro Histórico.
Saulo Fietz, mostrando seu show chamado “Não Desande”, intimista no formato em voz e violão, com músicas do seu primeiro e segundo álbuns e novas versões. Às 18h, no Auditório Luis Cosme da CCMQ.
Lucas Burgatti e Julia Pimentel, em evento reunindo música, bate-papo com os atores e influenciadores e cocktail. Às 18h, no Hard Rock Café Porto Alegre, Cristal.
Bá + Ro1ê
Por Betine De Paris e Cristina Lac