Está marcado para terça-feira (29/11) das 16h às 22h o lançamento com sessão de autógrafos do novo livro de Juarez Guedes Cruz no Instituto Ling.
O médico e escritor lança seu quarto livro: José de Oliveira Latimer: biografia íntima. Um aguardado exercício ficcional, desta vez no gênero da narrativa longa.
O protagonista Latimer, que dá nome ao título, já habita há tempos a imaginação do autor e é um dos personagens de sua obra de estreia A cronologia dos gestos (Ed. Movimento, 2003) premiada com o Açorianos de Literatura na categoria Contos. “Ao longo da vida, ele foi crescendo em mim e fui registrando em diversos contos sequenciais, o que acabou resultando em uma narrativa longa”, conta Juarez.
Latimer é um camarada surpreendente, que teve seu nascimento assinalado por um fato trágico e emblemático: nasceu em 6 de agosto de 1945, no dia do bombardeio de Hiroshima. Tal coincidência marcou sua existência e algo insólito domina seu temperamento e instiga a trama: ele não suporta a realidade por mais de três minutos. É assim então que a cada página, o leitor é convidado a mergulhar no universo fantasioso desse invulgar personagem.
As orelhas são do escritor Reginaldo Pujol Filho e o prefácio assinado pelo escritor Gustavo Melo Czekster que explica: “Você está convidado a conhecer Latimer que existe e respira nessas páginas. Isto (diria Whitman) não é um livro: quem toca nele, está tocando um homem.”
Sobre o autor
Juarez Guedes Cruz é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), com especialização em Clínica Psiquiátrica pela UFRGS (1970) e em Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (1992). É professor na Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Também publicou A cronologia dos gestos (2003), Alguns procedimentos para ocultar feridas (2007) e Antes que os espelhos se tornem opacos (2012).
Arte da capa: Liziane Leite Cruz