Pelo terceiro ano consecutivo, um grupo de mulheres judias promove em Porto Alegre o Mega Challah Bake, um projeto que ocorre a nível mundial e busca reforçar valores como tradição, família, solidariedade e espiritualidade. O evento reúne cerca de 1,5 mil mulheres de diversas gerações e é aberto à sociedade feminina em geral. O objetivo é a realização coletiva do Challah (pronuncia-se “ralá”), que antecede o Ano Novo judaico. O encontro rola no próximo dia 13, às 19h, na Casa NTX.
A noite inclui um momento de solidariedade e prece, bem como o ensinamento do preparo do pão, carinhosamente trançado, servido nas refeições do dia de Shabat e festividades judaicas. “Quando uma mulher prepara a challah e faz as rezas sobre a massa, está abençoando sua casa e a comida que prepara com amor para sua família e seus amigos”, explica Mimi Liberow, coordenadora do evento. “É o momento em que as mulheres fazem pedidos para si, para suas famílias, sua comunidade e para toda a humanidade. Ao reunir um grande grupo de mulheres para preparar challah, além de ensiná-las uma habilidade maravilhosa, busca-se também agregar a energia positiva dessa reza conjunta, tornando-a mais poderosa e transformadora.”
Outra atração será o show da cantora judia francesa Méléha, pela primeira vez na América Latina. A artista dispõe hoje de uma distinção rara no mundo da música: ela se apresenta exclusivamente para mulheres para cumprir a lei judaica. Cada participante do evento recebe um kit completo para preparar o pão, trançá-lo e levar para a casa, que contém avental, lenço para o cabelo, luvas, cartão da receita, bacia com ingredientes na medida certa e formas de alumínio para assar o pão em casa. Além disso, recebem uma sacola ecológica com um exemplar do livreto do Mega Challah Bake, a revista Lubavitch Magazine e um kit de velas para Shabat.
Mais informações com Mimi, pelo telefone (51) 98119-3727.
Fotos: Divulgação