Nesta quarta-feira (7), os Cavaleiros da Paz embarcam para sua 18a cavalgada internacional, completando uma volta ao mundo a cavalo e visitando o último continente ainda não explorado pelo grupo, a Oceania. Sete dos 25 cavaleiros e nove convidados participam de mais uma jornada, desta vez para a Austrália. A cavalgada será no estado de Victoria, região montanhosa entre a capital Camberra e Melbourne. Serão cinco dias a cavalo, costeando rios e passando por vales e montanhas.
Fundada por Antônio Augusto Fagundes, a confraria dos Cavaleiros da Paz é formada por tradicionalistas e, desde 1990, realiza intercâmbios internacionais com grupos de cultura equestre pelo mundo, na missão de irmanar povos distantes sobre o lombo do cavalo e o objetivo de refazer caminhos de guerra em nome da paz. Em 2013, foram certificados pelo governo do Estado como Embaixadores da Tradição e Folclore do Rio Grande do Sul. Os Cavaleiros já visitaram 13 países em cinco continentes, passando por Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Canadá, México, Portugal, Espanha, África do Sul e Mongólia.
O primeiro roteiro foi de Alegrete a Assunção, repetindo o trajeto da Guerra do Paraguai. Na Austrália, o cavalo foi muito importante na colonização e ainda é muito utilizado nas fazendas. Hoje, o país enfrenta problemas com a população de cavalos selvagens, mas também sedia algumas das principais corridas internacionais de cavalo, com altas premiações. Para Maurício Junqueira, membro dos Cavaleiros, a viagem é muito simbólica: “A Oceania completa este ciclo, que na verdade é um início, pois seguiremos abraçando o mundo, fazendo amigos e levando um pouco do Rio Grande a todos os lugares, em nome da paz.”
Fotos: Eduardo Rocha