O Fronteiras do Pensamento 2023 começa sua temporada amanhã em Porto Alegre com a presença da escritora e jornalista espanhola Rosa Montero, autora de A Louca da casa, Nós, mulheres e A ridícula ideia de nunca mais te ver.
“Livros são sonhos que se sonham com os olhos abertos”, define uma das autoras mais premiadas da literatura europeia contemporânea. Com muitos sonhos escritos na bagagem, Rosa abriu a temporada 2023, no último dia 29, em São Paulo e amanhã na capital gaúcha. Para o curador Fernando Schüler, tê-la no evento é mais uma forma, pelos caminhos da arte literária e da palavra, de encontrar rotas de navegação, ’entre o caos e a ordem’, tema dessa 17ª edição. A autora começou a escrever ainda criança após uma tuberculose. Aos 17 anos, cursou filosofia, e em 1969 trocou para jornalismo, onde fez uma carreira brilhante, chegando a redatora-chefe do jornal El País, um dos maiores da Europa. Entre outros, entrevistou personalidades como Yasser Arafat, Richard Nixon, Orhan Pamuk e Malala, desenvolvendo uma técnica estudada em universidades do mundo todo.
Na ficção, como diz Vargas Llosa, “sua prosa tensa e direta evita a grosseria e o fingimento”. A estreia como escritora foi em 1979 com Crónica del desamor, obra que conta a história de Ana, uma jornalista que tenta organizar a vida em um cenário espanhol dos mais conturbados. Desde então, publicou mais de 30 livros, entre coletâneas jornalísticas, romances e literatura infanto-juvenil.
A escritora também presenteou seu público com perfis de mulheres, como ela, incríveis e definitivas. Em Nós, mulheres (2018), ela reúne figuras como Agatha Christie, Simone de Beauvoir, Frida Kahlo e outras que situam a figura feminina no seu devido lugar: o centro da História.
Desde a morte do seu marido, fato que inspirou A ridícula ideia de nunca mais te ver (2013) – Prêmio da Crítica de Madrid em 2014 –, Rosa Montero divide o seu ano entre Madrid e Caiscais, em Portugal.
Em sua última obra, ainda não publicada no Brasil, El peligro de estar cuerda (O perigo de ser são – tradução livre), de 2022, oferece um estudo emocionante sobre os vínculos entre criatividade e instabilidade mental, tendo a psicologia (segunda formação de Rosa, depois do jornalismo) como pano de fundo, em um misto de ensaio e ficção.
Ao todo, o ciclo de conferências terá seis encontros com pensadores fundamentais para a atualidade. Além de Rosa, a ativista iraquiana Nobel da Paz em 2018 e referência na luta contra a violência sexual como arma de guerra Nadia Murad; o filósofo político e escritor norte-americano Michael Sandel, apontado pelo The Guardian como “o mestre das grandes questões da vida”; e o arqueólogo britânico David Wengrow, que assina o best-seller internacional O Despertar de Tudo, escrito em parceria com o antropólogo David Graeber.
Os participantes ainda terão acesso por streaming a conferências exclusivas, do filósofo francês Luc Ferry e os brasileiros Christian Dunker, psicanalista e Eduardo Giannetti, economista, além dos conteúdos exclusivos da plataforma digital do projeto. Todos os encontros ficarão gravados no mesmo endereço virtual para o inscrito assistir quando quiser. Os encontros serão realizados no Teatro Unisinos, universidade que também oferecerá certificado aos participantes como créditos de curso de extensão. Você pode saber mais sobre os conteúdos do Fronteiras do Pensamento entre no site www.fronteiras.com e se quiser garantir seu lugar, acesse https://temporada.fronteiras.com/.
O Fronteiras do Pensamento tem o patrocínio de Hospital Moinhos de Vento e CMPC, parceria cultural da Casa da Memória Unimed Federação/RS, parceria acadêmica da Unisinos, parceria educacional do Colégio Bertoni Med, serviço médico da Unimed Porto Alegre, promoção do Grupo RBS e realização da Delos Bureau, uma empresa do Grupo DC Set especializada em entretenimento cultural.
Mais informações no e-mail relacionamento@fronteiras.com e nos telefones (11) 97624-7423 e/ou pelo whatsapp (11) 93775-5752.