Mina (Walderez de Barros) e Fifi (Luciana Carnieli) são duas atrizes de teatro musical que ganham a vida com shows pela América Latina. Viajando à bordo de um barco pelo rio Orinoco, cantam e representam seus amores e seus sonhos numa aventura repleta de lirismo, canções, drama e humor. Com texto do mexicano Emilio Carballido e tradução de Hugo de Villavicenzio, a comédia vem a Porto Alegre para apresentações no Theatro São Pedro neste sábado (6), às 20h, e domingo (7), às 18h. Os ingressos já estão à venda.
A encenação foi construída a partir da estética do circo–teatro, tal qual ele existiu no Brasil até meados dos anos 1960, que teve seu auge com Vicente Celestino, Tonico e Tinoco, Dercy Gonçalves, Grande Otelo e Oscarito, com os grandes circos e grandes melodramas. A música tocada e cantada ao vivo pelos atores é um elemento fundamental nesta montagem. Esquetes e entreatos trarão canções diferentes das sugeridas pelo texto original. A base da pesquisa são canções da América Latina, cantadas na voz de Cascatinha e Inhana. Walderez e Luciana Carnieli, assim como o ator Dagoberto Feliz têm uma parceria antiga com o diretor. Para Gabriel Villela, “elas são duas atrizes de gerações diferentes, mas de muita importância para todas as gerações. Congregam inteligência com estudo, entendimento e devoção à arte“.
Após a sessão de estreia na capital gaúcha, haverá um bate-papo da série Encontros Vivo EnCena, com a participação do elenco do espetáculo e Expedito Araujo, curador do projeto.
Fotos: João Caldas