O médico e fotógrafo Ney Amaral lança nesta quarta-feira (2) seu novo livro de fotografias, na Galeria Bolsa de Arte. Flying Carpet reúne dezenas de fotos de vários lugares do mundo, ao longo de 20 anos, e tem prefácio do português José Antônio de Souza Tavares e produção do artista Leopoldo Plentz. Ney coleciona o mundo através de suas lentes: “Eu tiro foto onde vou, e muitas vezes procuro não registrar nenhuma caracterização do lugar”. Nesta obra, estão imagens desde Jaguarão, no interior do Rio Grande do Sul, até Kashgar, na China – passando ainda por cidades dos Estados Unidos, Portugal, Suécia, Noruega, Japão, Turquia, Uzbequistão, Mongólia, Índia, Jordânia, Rússia, Israel e Uruguai.
Fotógrafo por paixão, Ney também lida com luz e imagens na profissão: é radiologista. O cineasta Carlos Gerbase define o livro como um retrato do mundo: “Flying Carpet não deve ser colocado na estante. É melhor que fique em cima da mesa, à disposição de um olhar curioso… A beleza das imagens saberá capturar esse cidadão descuidado e mostrar-lhe que o mundo está a sua espera. Cada imagem é um endereço seguro para redescobrir o planeta que insistimos em destruir, mas que ainda nos abraça, nos consola e nos oferece toda sorte de encantos”.
O lançamento rola na Bolsa de Arte (Rua Visconde do Rio Branco, 365, Floresta), às 19h. Na ocasião, também será feita a abertura da exposição das fotos, que acontece até o próximo dia 12.