Assim que Panaiotis Demetre Constantinou se apresenta, já tem a resposta para a pergunta “Pana o quê?” Ele explica que os pais, gregos, chegaram ao Brasil crianças e se conheceram jovens, e que ele é a primeira geração da família de imigrantes. Unidos, amorosos e com as regras de ética e educação, eles o criaram para ser cortês e solidário: “Lembro-me da Igreja Ortodoxa Grega, do altar em madeira e dourado e do meu fascínio pelos ícones de santos pintados e pelo conto gregoriano”. Tempos de refeições da culinária mediterrânea e que perseveram até hoje nas tradições que ele mantém.A publicidade já pulsava nos rótulos e anúncios que ele colecionava colados em um caderno. Em comunicação, design, arte ou moda, todo o projeto é especial: “Gosto da diversidade. Pensar, criar e me desafiar”. Ele comandou a Resulta Comunicação por mais de 20 anos, e em 2015 pisou em um novo terreno: “Criei uma grife de camisas chamada V.king é uma dinâmica bem diferente”.
A V.King é uma marca cool para pessoas que têm estilo. São camisas, kimonos, batas, vestidos, estampados ou lisos com uma pegada de alfaiataria. Autenticidade e espírito livre sem medo de experimentar.
Dá para conhecer as criações do Pana na OZ Objetos, uma loja linda no coração do Moinhos de Vento. O lúdico da fábula do Mágico de OZ é o pano de fundo e inspiração da loja, que tem em sua essência a transformação: “Somos um ciclone de idéias e estímulos que se alojam no cotidiano.
A OZ Objetos tem espírito dinâmico e experimental. Um espaço híbrido de loja/espaço de exposição de insights.” Ainda sobra energia para experimentos em cerâmica, artes visuais e dedicação as suas duas maiores paixões, a mulher Débora, e a filha, Athina.
Uma atitude que define tua personalidade? Sou tranquilo, exigente em relação ao justo. Sou na minha mas quando me tiram do sério…
Como vês as novas mídias ao alcance de todos? A comunicação está banalizada. Hoje, vive-se o que eu represento para os outros. Eu necessito dominar o que eu faço e ofereço. Me cobro sobre os meus projetos.
Quem e Panaiotis Demetre Constantinou e o que deseja da vida? O Pana é um cara simples, que curte viver. Desejo uma boa vida em comunidade, com respeito ao espaço do outro. Viver por muitos anos para fazer mais um pouco e não parar de desejar porque aí fica sem graça.
Qual teu grande sonho? Não é bem sonho. Quero contribuir para algo bom que construa uma sociedade melhor e aproveitar a vida com a minha família.
Qual o maior valor que queres passar pra Athina? Que ela jamais esqueça de
ser feliz. Quando uma pessoa é feliz tudo se resolve, tudo dá certo. Que ela faça suas escolhas e seja feliz com elas.
O que ser pai te ensinou? Meu horizonte mudou. Aprendo a cada dia. Descobri um amor maior, que me fez querer aproveitar todo o tempo que tenho com quem eu amo. Dedico e priorizo minha vida em família.
Tens ídolos? Não. Tem pessoas que admiro e em quem tento me inspirar. Pessoas comuns, que se preocupam com o outro, tomam atitudes corajosas e trabalham por um mundo melhor.
Algo de que te arrependes? Me dediquei a algumas pessoas sem esperar retorno. Apenas respeito. E isso não aconteceu. Não tenho mágoas, só arrependimentos.
Daqui a dez anos… Trabalhando, produzindo, viajando, amando, rindo e sendo feliz.
Por Mariana Bertolucci
Foto: Letícia Remião